Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Adoçantes Não Evidenciam Benefícios Significativos Para a Saúde

  • Português

Há cada vez mais pessoas a optarem por consumir alimentos e bebidas que contêm adoçantes sem açúcar, em vez de consumirem açúcar tradicional. Embora existam diversos adoçantes aprovados, não são muito evidentes os seus potenciais benefícios e malefícios quando consumidos de forma regular.

Neste âmbito, uma equipa de investigadores conduziu uma meta-análise a 56 estudos que comparavam os efeitos do consumo elevado e da ausência ou consumo reduzido de adoçantes, em adultos e crianças saudáveis.

As medidas incluíam o controlo glicémico, cancro, peso, doenças cardiovasculares, doenças renais, saúde oral, estado de humor e comportamentos nos participantes.

Segundo a maioria dos resultados, pareceu não existirem diferenças estatísticas ou clínicas relevantes entre os indivíduos expostos a adoçantes e os não expostos, assim como o consumo de diferentes doses de adoçantes.

Alguns estudos indicavam que os adoçantes conduziam a pequenas melhorias, mas com evidências limitadas, no índice de massa corporal e nos níveis de glicose no sangue. Por outro lado, nos adultos e crianças com excesso de peso ou obesos, verificou-se que o consumo de adoçantes não mostrou nenhum efeito benéfico visível na perda de peso.

Adoçantes Não Evidenciam Benefícios Significativos Para a Saúde

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: açúcar tradicional, adoçantes, cancro, doenças cardiovasculares, doenças renais, estado humor, peso, saúde oral

Leave a Reply

Your email address will not be published.