A Gigante Nuvem Tóxica Que Se Abate Sobre A Capital Mais Poluída Do Mundo

Nova Deli, capital da Índia, é uma das cidades mais povoadas do mundo, com cerca de 17 milhões de habitantes e é também a capital mais poluída do planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Há vários dias que esta cidade está coberta por uma espessa nuvem de poluição, em que o número de partículas poluentes está 24 vezes superior ao valor recomendado. O nível de poluição atmosférica pode ser avaliado pelas designadas PM10, que são um tipo de partículas inaláveis, de diâmetro inferior a 10 micrómetros.

De acordo com a OMS, um nível de PM10 superior a 300 é considerado tóxico. O Departamento Central de Controlo da Poluição (CPCB, em inglês) da Índia detectou níveis próximos dos 700 pontos em algumas áreas da capital, o que levou o CPCB a considerar a situação como “severa e de emergência”. Estas partículas tóxicas causam várias doenças respiratórias.

Este aumento dos níveis de partículas prejudiciais no ar deve-se sobretudo à queima dos restos de colheita e também à chegada do tempo frio. Nesta altura do ano, as autoridades indianas tentam minimizar o aumento já previsível da poluição com várias medidas que incluem reforçar os transportes públicos, por exemplo.

A Gigante Nuvem Tóxica Que Se Abate Sobre A Capital Mais Poluída Do Mundo

Fonte: In "sapo.pt"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.