Calcular Metabolismo Basal

Metabolismo basal ou também conhecido como taxa metabólica basal é considerada a quantidade de calorias ou energética que o corpo humano usa durante o repouso (Autor: corposaudavel.net)

Metabolismo basal ou também conhecido como taxa metabólica basal é considerada a quantidade de calorias ou energética que o corpo humano usa durante o repouso (Autor: corposaudavel.net)

Metabolismo basal ou também conhecido como taxa metabólica basal é considerada a quantidade de calorias ou energética que o corpo humano usa durante o repouso e indispensável ao correto funcionamento de todos os órgãos vitais como é o caso do coração, cérebro, pulmões entre outros.

Esta taxa consiste na quantidade mínima de calorias imprescindível à manutenção das funções vitais e pode variar com o sexo, peso, altura, idade e nível de exercício físico.

De lembrar que quanto maior for a intensidade da atividade física maior será a necessidade energética.

O metabolismo tem a capacidade de modificar os nutrientes e as substâncias químicas transformando-as em energia para aguentar o funcionamento do corpo.

Cerca de 60 a 70 por cento da energia é gasta para manter as funções vitais como a respiração, a manutenção do equilíbrio do corpo e o funcionamento do coração.

Quanto à energia que gastamos no processamento daquilo que comemos, esta fica-se entre os 10 e os 12 por cento e chama-se de gasto termôgenico.

Calcular o Metabolismo Basal

O funcionamento deste processo é determinado de forma genética e em 80 por cento a pessoa não apresenta capacidade para interferir. Nos restantes 20 por cento cada um é capaz de o alterar produzindo resultados positivos a seu favor. Mas, para tal é necessário que tenha conhecimento dos fatores que o podem influenciar:

  • Idade – á medida que a idade avança o metabolismo desacelera reduzindo cerca de 5 por cento a cada década.
  • Sexo – as pessoas do sexo masculino queimam mais calorias e mais rapidamente comparativamente às do sexo oposto.
  • Hereditariedade – esta também influencia o metabolismo sendo que algumas pessoas apresentam um metabolismo basal muito baixo.
  • Doenças da tiróide – o hipertiroidismo e o hipotiroidismo são duas doenças que se não forem tratadas determinam o metabolismo basal.

Como Alterar o Metabolismo Basal

  • Faça pequenas refeições e com frequência

A quantidade de alimentos ingeridos numa refeição assim como o intervalo entre cada uma é muito importante. Quando se faz longos períodos entre as refeições o organismo vai armazenar uma quantidade maior de calorias em forma de gordura. Fazer pelo menos seis refeições diárias e com alimentos saudáveis só vai acelerar o metabolismo.

  • Beba muita água

O fígado só consegue metabolizar as gorduras e acelerar o metabolismo se tiver água suficiente para tal. Se não beber a quantidade diária necessária de água o fígado não vai acelerar o metabolismo e não vai trabalhar de forma adequada armazenando as calorias em vez de as queimar.

  • Faça exercício físico

Se fizer pelo menos trinta minutos de exercício diário o seu metabolismo basal vai acelerar e as calorias queimadas diariamente vão ser mais.

Etiquetas: alterar o metabolismo basal, calcular o metabolismo basal, coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.