Esfarrapar

Esfarrapar é o acto de trabalhar inteligentemente para melhorar a nossa carreira profissional e vida. O tipo de esforço que fazemos na vida vai ditar o nosso sucesso nela.

O objectivo é melhorar ano após ano (ou mês) e não estagnar. Evitar o caminho da mula de trabalho (trabalhar anos a fio para o mesmo patrão sem um aumento) ou mesmo saltar de emprego para emprego sem prospecções de grande futuro.

É importante ter um diário onde a evolução possa ser registada. Nele vais poder ver os teus anos passados e perceber se está a evoluir ou estagnado. Se achas isto demasiado, faz o que ninguém faz para teres uma vantagem.

Faz o que ninguém faz ou está disposto a fazer, precisamente o contrário.

Os anos não estão propriamente do nosso lado (o tempo nunca está). Concentra-te nas tuas forças e destrezas e usa as tuas habilidades naturais para alcançar o sucesso mais rapidamente.

Isto é importante porque se decidirmos aos 35 que queremos ser comerciais vamos ter que competir com pessoas de habilidade natural e que já exercem desde os seus 20 e picos.

Por isso é importante frisar que o tempo não está do nosso lado e que precisamos de descobrir as nossas habilidades naturais e actuar o mais rapidamente possível.

Aprender novas técnicas e estratégias

É importante perceber que precisamos de aprender e incorporar novas estratégias na nossa vida se queremos alcançar os nossos objectivos. O mundo é drasticamente diferente do mundo onde os nossos pais prosperaram. Hoje nada é linear e o jogo muda todos os anos.

E todas as melhorias, mesmo que insignificantes, tem um efeito cumulativo a longo prazo.

Aprender a gerir o tempo

Eu podia dizer isto mil vez, mas vale a pena repetir, onde se gasta o tempo é de extrema importância. Especialmente para quem está na casa dos 20 e dos 30.

É quase garantido que quem seguir um curso de engenharia ou ciências vai ter uma vida financeira mais folgada e mais oportunidades na vida. Esse tipo de profissão é resistente à tecnologia e há procura no mercado de trabalho.

Mais tarde na vida vais-te agradecer por teres feito as escolhas certas.

IT'S THE HARD THAT MAKES IT GREAT

IT’S THE HARD THAT MAKES IT GREAT

Por isso é colocar as mãos à obra e fazer cursos e certificações (isto é apenas a base 🙂 ). É preciso também investir tempo em conhecer pessoas acima de nós na carreira (o que os pós-modernos chamam de networking) e que sejam interessantes.

Ter uma lista de contactos

Pode-se dizer que o sucesso envolve conhecer as pessoas certas no momento certo. Ter uma vasta lista de contactos é meio caminho andado para ter acesso a novas oportunidades com frequência ao longo do tempo.

Mantém a tua lista de contactos actualizada e nunca mudes de números. Usa um número pessoal e outro profissional para ajudar a organizar a tua lista de contactos.

Quando mais tarde tiveres o teu próprio negócio vais saber quem contactar e como montar uma equipa competente, e sobretudo, de pessoas que encaixam perfeitamente o teu comportamento. Acredita que será uma equipa coesa.

Jogo mental

Nada na vida que valha a pena foi fácil de obter e foi dado de mão beijada. Espera que as coisas sejam mais difíceis do que parecem. Pensa que vai haver sempre imprevistos. Imagina que vais ser abalado por maus momentos.

E no meio disto tudo serás o penedo na costa do mar. Calmo. Forte. Determinado.

Ao longo dos anos deves furgar uma mente que seja fria e que não seja afectada pelos maus momentos da vida (eles eventualmente vão acontecer).

Objectivo final

É preciso sempre ter um objectivo final ou um propósito na vida. The end game is everything.

Alguns tencionam simplesmente conseguir controlar a vida, seguir um sonho ou ficar rico/afluente. Alguns também têm como objectivo ter mais tempo livre. O importante é sermos nós a definir o nosso próprio conceito de sucesso e de realização.

Depois é seguir o nosso caminho e não deixar as criticas abalarem porque quando atingirmos algum tipo de sucesso vai haver muitas críticas e lamentações.

Vamos esfarrapar?

Etiquetas: eficácia, esfarrapar, gerir o tempo, jogo mental, lista de contactos, objectivos, trabalho árduo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.