Dorian Yates

Dorian Yates (Dorian Andrew Mientjez Yates) nasceu em 29 de Abril de 1962 em Sutton Coldfield, Birmingham, Inglaterra. Dorian Yates é um culturista profissional reformado, que chegou a ganhar seis vezes consecutivas o título de Mr. Olympia a partir do ano 1992.

O seu nickname é “The Shadow”, em português “A Sombra”, alcunha que ganhou devido às suas enormes costas.

O seu reinado acabou na altura em que se reformou, influenciado por uma acumulação de doenças crónicas e lesões graves, Dorian Yates sofreu tanto lesões no bicep e tricep mesmo a poucas semanas do seu campeonato final,  o Mr. Olympia 1997 que ganhou apesar disso. O seu historial na modalidade consistiu de quinze vitórias e dois campeonatos em segundo lugar.

Dorian Yates revolucionou o bodybuilding sendo um seguidor fiel da filosofia de treino de Mike Mentzer, conhecido como HIT ( High Intensity Training / Treino de Alta Intensidade ). No entanto Dorian Yates não seguia esta metodologia com exactidão como se pode ver em alguns vídeos de treino seus que lançou, na prática Dorian Yates alterava constantemente a filosofia de Mentzer no treino do dia a dia. A filosofia HIT advoga diferentes exercícios e poucos sets por cada grupo muscular, sendo este atingido por vários ângulos para um desenvolvimento óptimo. Ele acreditava que a estimulação do músculo poderia ser causada em pequenos períodos de treino com maior intensidade em vez de treinar horas a fio. Dorian Yates recomenda apenas um set por exercício composto ( Supino / Peso Morto / Agachamento ), a sua filosofia de menos é melhor nunca foi partilhada por muitas pessoas na indústria.

Dorian Yates nunca foi um bodybuilder de treinadores pessoais, deste o início da sua carreira que devorou informação sobre nutrição e treino, ao contrário de muitos profissionais de hoje em dia que têm vários contratados, o que por vezes pode dar em barraca como foi o caso do Dennis Wolf no Mr. Olympia de 2009. O seu conhecimento a nível teórico deu para publicar alguns livros e viver mais confortavelmente com os seus rendimentos.

Dorin Yates

Dorin Yates

Em 1994 Dorian incorporou juntamente com Mike Mentzer e Ray Mentzer uma corporação califoriana chamada “Heavy Duty Inc.”. Dorian Yates passou a ser dono do seu próprio ginásio em 1987, um ginásio chamado “Temple Gym” na “Temple Street” em Birmingham, Inglaterra. Em 2006 tentou tornar o Temple Gym numa cadeia de ginásios na Inglaterra sendo que de momento existem quatro, três destes na sua terra natal, Inglaterra.

Em 1998, juntou-se a Kerry Kayes para trabalhar num novo suplemento para culturistas chamado Chemical Nutrition agora chamado CNP Professional, para ser lançado nos USA. Dorian Yates deixou mais tarde a CNP Professional em 2006 para perseguir os seus próprios interesses criando a sua própria empresa de suplementos chamada Dorian Yates Ultimate Formulas. Em 2008, o site de Dorian Yates levou um face-lift com o objectivo de incorporar um maior leque de serviços ao público, incluindo sessões de treino virtual, e também acesso a conteúdo pago.

Em 1993 Dorian Yates publicou um livro autobiográfico intitulado Blood And Guts (ISBN 978-0963616302). Em 1996 Dorian Yates lançou um vídeo de treino com o mesmo título, demonstrando a sua típica semana de treino. Típica no sentido de ironia, porque muitos poucos conseguiriam manter este nível de treino meses sem fim, na altura não havia outro bodybuilder profissional com o mesmo nível de intensidade de Dorian, ele próprio admitia que se tivesse a genética de outros atletas de topo e com a sua disciplina, ele teria sido ainda maior e melhor.

Em 1998 ele editou o livro A Warrior’s Story (ISBN 978-0953476404) onde escreve como atingiu o topo do bodybuilding profissional, é uma leitura obrigatória para quem deseja levar esta modalidade mesmo a sério. Este livro também tem detalhes da sua vida pessoal antes de enraizar pelo culturismo, Dorian Yates era um jovem problemático. Cresceu em Hurley, na zona rural de Stafforshire. Quando era adolescente, a sua familia mudou-se para Birmingham, a segunda cidade mais populada da Inglaterra. Durante esse tempo, Dorian causou vários problemas, e foi preso seis meses na Whatton Youth Detention Centre .

Whatton Youth Detention Centre

Foi nesse centro de detenção para adolescentes que Dorian Yates em 1983 começou a ganhar as suas primeiras competições. Uma vez já livre Dorian decidiu perseguir a musculação com mais seriedade até que chegou ao nível profissional. E daí nunca mais parou..

Historial de Competição de Dorian Yates

1990 IFBB Night Of The Champions, New York – 2º lugar
1991 IFBB Night Of The Champions, New York – 1º lugar
1991 IFBB Mr. Olympia, Orlando, Florida – 2º lugar
1991 IFBB English Grand Prix, Nottingham – 1º lugar
1992 IFBB Mr. Olympia, Helsinki, Finland – 1º lugar
1992 IFBB English Grand Prix, Nottingham – 1º lugar
1993 IFBB Mr. Olympia, Atlanta, Georgia – 1º lugar
1994 IFBB Mr. Olympia, Atlanta, Georgia – 1º lugar
1994 IFBB Spanish Grand Prix, Madrid – 1º lugar
1994 IFBB German Grand Prix, Duisburg – 1º lugar
1994 IFBB English Grand Prix, Nottingham – 1º lugar
1995 IFBB Mr. Olympia, Atlanta, Georgia – 1º lugar
1996 IFBB Mr. Olympia, Chicago, Illinois – 1º lugar
1996 IFBB Spanish Grand Prix, Madrid – 1º lugar
1996 IFBB German Grand Prix, Darmstadt – 1º lugar
1996 IFBB English Grand Prix, Nottingham – 1º lugar
1997 IFBB Mr. Olympia, Long Beach, California – 1º lugar

Imagens de Dorian Yates

Etiquetas: biografia de dorian yates, biografia dorian yates, dorian yates, fotografias de dorian yates, fotografias dorian yates, história de dorian yates, imagens de dorian yates, imagens dorian yates, suplementos
6 comentários sobre “Dorian Yates
  1. Armstrong Batista disse:

    Olá pessoal, sou da cidade de Manaus, Amazonas, e tenho seguido o culturismo mundial desde 1985. Pois me considero um historiador nesta modalidade, no ano 2000 tive o privilegio de conhecer meu camarada Dorian Yates, que veio conhecer a selva amazónica, e eu mesmo o levei 3 dias a visitar esta linda parte de nosso Brasil. Ele gostou tanto que retornou em 2008, e trouxe sua esposa também. Ele foi o primeiro e único Mr. Olympia a visitar o nosso amazonas, de fato o cara e 10, muito simples, e amigo. Dorian tem negócios no Brasil pois sua esposa é de minas gerais. Um braço a todos.

    Armstrong Manaus

  2. Rosi disse:

    Gostaria de saber como posso fazer um poster para minha academia com a foto do Dorian Yates.

  3. Ricardo Yates disse:

    É impressionante a performance deste profissional. . . que inclusive é meu parente. Sou gaúcho e já fiz musculação. Parabéns pela reportagem informativa e que sirva de guia para bons atletas.

    Ricardo Yates

  4. Emmett disse:

    Dorian Yates é o humilde guerreiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.