Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Vicio do Chocolate: Depressão ou Obesidade?

  • Português
Chocolate com morangos

Chocolate com morangos

Um estudo de Ana Luísa Almada e Manuela Silva (serviço de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) publicado na revista científica da Ordem dos Médicos, defende que o “desejo intenso, intrusivo e irreprimível pelo consumo de chocolate” – conhecido por “craving” – deve ser alvo de maior atenção devido aos problemas de saúde que pode provocar, pois pode estar associado a problemas como a depressão e a obesidade.

Segundo a investigação, publicada na revista “Ata Médica Portuguesa”, o chocolate é consumido “em momentos de stresse emocional, devido às suas propriedades reconfortantes”, promovendo a distração e relaxamento de quem o ingere.

Para além disso, o chocolate pode levar a um elevado estado de “prazer, energia ou excitação” tendo em conta as suas  propriedades “estimulantes, relaxantes, euforizantes, afrodisíacas, tonificantes e antidepressivas”.

Ana Luísa Almada, realça ainda que o “craving” por chocolate pode ser considerado uma adição e apesar de não existir “tratamento específico”, o estudo revela que consumir chocolate em períodos de saciedade – e não em momentos de fome – e fazer exercício físico numa intensidade moderada podem ajudar a reduzir o desejo.

Fonte: http://jpn.c2com.up.pt/2013/02/28/vicio_do_chocolate_pode_ser_sinonimo_de_depressao_ou_obesidade.html

Avalia este conteúdo
4/5 (2 votos)
Etiquetas: chocolate, depressão, obesidade, vício do chocolate

Leave a Reply

Your email address will not be published.