Tecnologia Arruina a Postura dos Mais Novos

[-] Índice de conteúdos

Cuidados com a postura das crianças e jovens no uso das tecnologias

Alerta aos pais é o que deve ser dado, segundo refere o médico ortopedista Luís Teixeira de Coimbra. Este profissional afirma que a postura das crianças e dos jovens deve ser vigiada pelos pais uma vez que estes estão adotar atitudes incorretas. Avisa ainda que existe a possibilidade de ocorrência de lesões provocadas aos mais novos pelas novas tecnologias e que estas podem ser as responsáveis por graves problemas futuros.

ipad

Providos das novas tecnologias, os jovens nem sempre têm atenção à postura corporal quando manuseiam as suas pequenas máquinas.

Um recente estudo da Curtin University of Technology diz que metade da população juvenil que passa mais de sete horas semanais na frente de um computador apresenta queixas como dores no pescoço e nos ombros. É com base neste estudo que Luís Teixeira afirma que “deve dar-se especial atenção à forma como a criança se senta em casa ou na escola, se ao estudar está bem apoiada na mesa, ao facto de estar muito tempo deitada e aos hábitos sedentários que possa ter, nomeadamente a ver televisão, jogar PlayStation ou computador”. Alerta ainda que “a postura incorreta pode criar uma inversão na coluna da criança o que pode comprometer um deslocamento fácil e normal da mesma”. Mais tarde dá a seguinte explicação: “Quando estamos sentados, acumulamos carga na coluna, sendo que a postura ideal passa por manter a coluna ereta com os ombros alinhados com o quadril. Quanto ao ecrã do computador, o seu centro deve estar à altura dos olhos”.

Para que possam ser evitadas as dores e problemas futuros, este especialista aconselha a uma maior vigilância da postura por parte dos pais e também a verificarem a forma como os dispositivos utilizados estão colocados. O computador, a televisão ou qualquer outro dispositivo móvel deve ser colocado numa posição que não obrigue a inclinar a cabeça. Os antebraços têm que estar apoiados na mesa, para que se possa manter as costas direitas e não curvadas. O tempo de uso destes dispositivos também deve ser doseado.

Etiquetas: postura, postura corporal, prevenir problemas na coluna, saúde das crianças, tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.