Subir Escadas Ajuda a Prevenir o AVC

Já todos nós sabemos que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças mais mortais em Portugal e que muitos são os portugueses que estão em risco de vir a sofrer deste mal ou que já sofreram. Também todos nós sabemos que o sedentarismo e a falta de exercício físico é uma das causas para a ocorrência de um AVC e muito do agrado dos portugueses.

Além de reduzir o risco de AVC, subir e descer escadas, ajuda a queimar calorias. Subir escadas durante dois minutos corresponde a um gasto de calorias suficiente para eliminar 500 gramas de peso ganho por adulto, num ano.

Além de reduzir o risco de AVC, subir e descer escadas, ajuda a queimar calorias. Subir escadas durante dois minutos corresponde a um gasto de calorias suficiente para eliminar 500 gramas de peso ganho por adulto, num ano.

Agora surge uma nova receita que promete acabar com estes dois males: subir escadas. A Direção Geral de Saúde afirma que subir escadas correspondentes a três andares vai permitir uma redução em vinte por cento o risco de AVC. Esta receita, da citada organização, é lançada através de uma campanha da sua responsabilidade: “Faça a melhor escolha, vá pelas escadas”.

Esta campanha pretende alertar os portugueses para a necessidade do exercício físico e para a prevenção do AVC e levá-los a praticar o exercício colocando a preguiça de lado. Se esta campanha conseguir levar as pessoas a escolherem as escadas em detrimento do elevador vai ser uma grande conquista da DGS. Para além do AVC muitas outras doenças existem que podem ser evitadas com esta receita ou até mesmo a morte. Para além disso, subir três andares de escadas em apenas dois minutos permite gastar as calorias necessárias para perder quinhentos gramas de peso num ano. Esta medida vai também contribuir para aperfeiçoar os níveis de colesterol, suprimir o stress e a ansiedade, melhorar o desempenho cardiovascular, abrandar a osteoporose, fortificar o sistema ósseo, melhorar a função pulmonar e contribuir para preservar o meio ambiente.

Esta medida pode parecer insignificante, mas vai ter um impacto significante na saúde pública afirma a DGS. Foram todas as razões apresentadas que levaram a DGS a lançar esta campanha inspirada no dia Move for Health, que havia sido instituído pela Organização Mundial da Saúde.

Etiquetas: avc, subir degraus, subir escadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.