Saiba Lidar Com a Rejeição

[-] Índice de conteúdos

Rejeição – aprender a lidar com o sentimento

“Nem Cristo agradou a todos”. É com alguma frequência que ouvimos esta frase quando alguém se queixa de que não gostam dela. Todos nós sabemos que muitos dos que nos rodeiam não gostam de nós, mas ainda assim são muitos os sentimentos que se misturam quando nos apercebemos disso. E o pior é que podemos ter que “conviver” com eles todos os dias, seja numa relação familiar, de trabalho ou até pessoal, tendo assim que lidar com a rejeição diariamente.

 É saudável aceitar que a rejeição é parte da vida e entender que o que realmente importa é encontrar um caminho para se recobrar e tentar de novo.

É saudável aceitar que a rejeição é parte da vida e entender que o que realmente importa é encontrar um caminho para se recobrar e tentar de novo.

O que deve fazer quando há alguém que não gosta de si? Saiba, para bem da sua saúde mental, lidar com a rejeição de uma pessoa que não simpatiza com a sua cara. O melhor é analisar a relação e a situação que existe entre ambos e perceber se pode fazer alguma coisa. Comece por fazer as seguintes perguntas: o que leva essa pessoa a não gostar de você? O que ocorre à sua mente quando pensa nisso? Você faz alguma coisa para mudar a opinião do outro ou apenas se resigna? Você fez alguma coisa que a desagradou? Acha que um pedido de desculpas (se for o caso) resolve? Se considerar que não vai resolver o melhor é ficar quieto sob pena de prejudicar ainda mais a situação.

A rejeição não é fácil para ninguém, mas algumas pessoas tendem a reagir mais negativamente. Não se culpe e não tente que a pessoa goste de si a qualquer custo. Os sentimentos de frustração podem ser ainda piores que os da rejeição. Pessoas que agem desta forma tendem a humilhar-se e serem humilhadas o que não ajuda em nada o seu bem-estar psicológico. Insistir ou querer agradar em excesso, cobrar algo da outra pessoa ou reclamar por não ser aceite são exageros que não deve cometer. Uma vez que as pessoas tendem a afastar-se ainda mais.

A pessoa que não aceita que alguém não goste dela vai certamente desequilibrar-se, vai querer controlar a opinião dos outros, vai impor a sua vontade, vai aumentar a rejeição. É uma bola de neve que não para de crescer. Não se esqueça que é o amor-próprio que deve dominar.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma