GRIPE – doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus Influenza. Transmitindo-se por contacto físico directo ou através de gotículas respiratórias infectadas, libertadas ao falar, respirar ou tossir. Inalado, o vírus Influenza infecta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões) e ouvidos.
Sintomas: 48 horas após o contágio o organismo reage com febre, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido, tosse seca e prostração. Na gripe sem complicações geralmente resolve-se ao fim de 5 dias e a recupera-se em 1-2 semanas.
Tratamento: usados medicamentos para o alívio dos sintomas. Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral mas podem ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe. A principal medida de prevenção é a vacinação, que oferece uma eficácia entre 30 a 90%. Tem de ser repetida anualmente, pois o vírus sofre mutações frequentes, e deve ser feita principalmente em grupos de risco (idosos, crianças, profissionais de saúde e doentes crónicos).
CONSTIPAÇÃO – doença contagiosa resultante da infecção por Rinovírus (o mais comum). Transmite-se por via inalatória através de gotículas expelidas quando se fala, tosse ou espirra; do contacto directo com secreções nasais infectadas ou objectos contaminados.
Sintomas: aparecem após dois a três dias de incubação do vírus, são o desconforto ou dor na faringe, espirros e congestão nasal, rinorreia, tosse, calafrios, e garganta inflamada, sendo por vezes acompanhada de dores musculares, fadiga, dores de cabeça e perda de apetite. O aparecimento do herpes labial é também muito frequente.
Tratamento: não há nenhum antivírico eficaz, por isso, passa pelo alívio dos sintomas. Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral mas podem ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à constipação.
Deixe uma resposta