Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Propriedades da Quinoa

Em primeiro lugar podemos afirmar que a Quinoa é uma semente das maiores fontes de Proteínas e de Ferro.

Quinoa quer dizer “Grão Materno”, no idioma Inca, originada da Cordilheira do Andes, também considera como um grão, mas na verdade ela é semente de uma planta chamada Chenopodium Quinoa, provinda do Peru, Bolívia e Chile, e está comparada com a beterraba, o espinafre e a celga.

Ela possui todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos essenciais que nós não produzimos e que serve para construção corporal e para todas as enzimas do corpo.

Também podemos afirmar que, quando cozida é macia e não perde suas propriedades, com um pequeno sabor de noz.

Certamente que a Quinoa é sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras, também contém, uma dose ideal de ácido graxo, podendo assim substituir o arroz em todos as refeições.

Exemplo de Refeição Rica em Quinoa

Exemplo de Refeição Rica em Quinoa

Ela é utilizada como qualquer grão integral, as versões mais comuns no momento disponíveis são: a Quinoa Branca, Vermelha e a Preta.

De acordo com a Academia de Ciências dos Estados Unidos e com a Organização da Nações Unidas, a Quinoa pode ser guardada as devidas proporções, comparada com o Leite Materno, o melhor alimento do mundo.

Devido a tudo isso que já foi posto para você, essa semente, também considerada pela Agente Espacial Americana (NASA), como o alimento ideal a ser levado para o espaço.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios da Quinoa

Vamos descrever agora alguns benefícios da Quinoa. que são:

1. Contém altas concentração de ante oxidantes chamados Quercetina e Kaemferol[1], tendo ação antiflamatória, antiviral, anticancerígena, antidepressiva.

2. Ela é rica em aminoácidos e contém muita proteína, o que a caracteriza com fonte completa de proteínas para o organizo, alimento excelente para veganos e vegetarianos, consequentemente ótimo para quem pratica atividades físicas.

3. Alimento perfeito para quem tem tolerância ao glúten, pois tem o risco muito baixo de alergias, recomendado inclusive a várias instituições na substituição do trigo pela Quinoa, principalmente quando é necessário evita a ingestão dessa proteína.

4. O consumo de Quinoa pode ajudar na diminuição do Colesterol Ruim, o teor elevado de fibras, pode ajudar a varrer o colesterol do intestino, desta forma ajuda também na diminuição dos níveis de colesterol LDL, que é o mal colesterol.

5. Tem um baixo índice Glicêmico, sendo assim, indicada para Diabético.

6. Ajuda na perda de peso, porque é rica em proteínas e isso te dá menos fome, pode aumentar também o metabolismo, ela reduz o apetite por ser rica em fibras, e os alimentos que são digeridos juntos com a Quinoa, eles são absorvidos mais lentamente, fazendo assim entra no processo de emagrecimento.

7. Ela é de fácil incorporação na alimentação diária.

8. Possui propriedades Antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento celular e o surgimento de algumas doenças.

9. Fortalece a Massa Muscular, por ser rica em proteínas, ela ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem prática atividades físicas e ela acaba sem um aliado de que busca também o aumento da massa muscular.

10. Possui Baixo índice Glicêmico (IG), o que é bom, já que os alimentos com baixo IG e carga glicêmica diminuem os riscos de diabetes e previnem a obesidade.

11. Estimula a Liberação de Serotonina, devido a quantidade de triptofano (um aminoácido), que estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor envolvido com a liberação de alguns hormônios, regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas.

12. Previne Doenças Degenerativas, também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças com osteoporose e hipertensão, devido as suas quantidades de cálcio.

13. Alivia os Sintomas da TPM, os fitoestrógenos presentes nela podem ajuda no alívio dos sintomas nesse período por agirem de modo semelhante ao hormônio feminino estrogênio.

A Quinoa pode ser consumida em grão ou como farinha, além da sua lista extensa de benefícios, não é indicada consumi-la em excesso.

Referências

1. Potencial Antioxidante de Sementes de Quinoa Submetidas a Diferentes Condições de Extração
Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: aminoácidos essenciais, benefícios quinoa, enzimas corpo, ferro, grão materno, kaemferol, propriedades quinoa, quercetina, quinoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.