Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Conheça as Propriedades da Mostarda

A mostarda é bastante usada em pratos do dia-a-dia

A mostarda é bastante usada em pratos do dia-a-dia

A mostarda é conhecida de todos como sendo uma especiaria bastante usada em muitas cozinhas. No entanto esta especiaria é uma planta e o que é usado na cozinha são apenas as suas sementes trituradas e misturadas com outros ingredientes como é o caso da água e do vinagre.

Existem diversos tipos de plantas com o nome de mostarda pertencentes ao género Brassica e Sinapis. Estas plantas dão origem a sementes que podem ser usadas para a elaboração da conhecida mostarda, mas também são bastante usadas para se obter o conhecido óleo de mostarda. As folhas são comestíveis embora este uso seja pouco conhecido da grande maioria das pessoas.

As já referidas sementes apresenta-se com um diâmetro de cerca de dois milímetros e podem variar de cor desde o branco amarelado até ao preto. Esta diferenciação de cor tem a ver com a planta donde é extraída sendo as mais usadas a mostarda-preta, a mostarda-castanha e a mostarda-branca.

Segundo os dados históricos existentes pode-se dizer que a utilização destas sementes remonta até à antiguidade. Já nessa altura as sementes de mostarda eram usadas para fins culinários e para fins medicinais. Sabe-se também que os egípcios as usavam de forma a combater os problemas respiratórios.

Presentemente o uso desta especiaria tem os seus efeitos comprovados na área da saúde. Ela alivia as dores nas costas e nos músculos, diminui os sintomas da artrite reumatoide, diminui os sintomas de asma, diminui os sintomas e sinais da menopausa assim como os problemas respiratórios. Sabe-se também que ajuda na prevenção do cancro, uma vez que as sementes possuem enzimas que impedem o crescimento das células cancerosas.

Esta especiaria é uma excelente fonte de vitamina A que ajuda na manutenção da integridade da pele e das mucosas. As vitaminas do complexo B também estão presentes assim como o selênio, o ômega-3, os ácidos graxos, o ferro, o cálcio e o zinco.


Mostarda no Wikipedia
Imagem de MostardaAs mostardas são plantas dos géneros Brassica e Sinapis cujas sementes são utilizadas como especiaria e que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no condimento conhecido como mostarda. As sementes de mostarda podem também ser usadas para obtenção de óleo de mostarda, e as folhas são geralmente comestíveis. Além das mostardas, o género Brassica também inclui couves, colza e nabos.

Ver Mostarda no Wikipedia
Avalia este conteúdo
3.325/5 (3 votos)
Etiquetas: benefícios da mustarda, brassica, especiaria, mustarda, mustardas, sinapis, vitamina a, zinco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.