Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Prevenar13 – Vacinação Para Todos

Todos nós sabemos que a vacinação correta e atempada pode prevenir doenças muito graves e sequelas ainda mais graves. Muitas das atuais doenças são contagiosas e se não houver uma vacinação correta muitas pessoas podem ficar em risco, podendo haver a ocorrência de surtos que colocam a saúde pública em perigo.

O Plano Nacional de Vacinação português já tem muitas vacinas incluídas, como se sabe, e este ano felizmente vai ter mais uma. O governo de Portugal anunciou hoje que a Prevenar 13 passa a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação já a partir de junho do ano corrente. Esta vacina vai promover a prevenção da meningite e da pneumonia e a comunidade científica bem como a população em geral conhece bem a importância da mesma. A vacina em questão previne, para além da meningite e da pneumonia, também as doenças provocadas pela bactéria pneumococo como também é o caso da septicemia.

No entanto há ainda algumas condições no acesso a esta vacina: só será gratuita para as crianças nascidas a partir do dia um de junho e para alguns adultos ou crianças com doenças específicas. As crianças só podem ser vacinadas aos dois meses de idade. Quanto aos adultos doentes, estarão incluídos os adultos portadores de doenças cronicas, doentes de alto risco, principalmente os portadores de VIH, doentes portadores de doenças pulmonares obstrutivas e com cancro do pulmão. Quanto aos restantes elementos da comunidade portuguesa terá por parte do estado uma comparticipação de quinze por cento.

A primeira ideia do governo era apenas colocar a vacina ao dispor das famílias mais carenciadas, o que custaria ao estado a quantia de seis milhões de euros. Mais tarde Paulo Macedo, o atual Ministro da Saúde, veio afirmar que se estava a ponderar a inclusão da Prevenar no plano nacional de vacinação. Finalmente sabemos que a segunda ideia foi a que prevaleceu o que constitui uma grande ajuda monetária aos novos pais.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: comunidade científica, meningite, paulo macedo, plano nacional de vacinação, pneumonia, prevenar13, vacina, vacinação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.