Obesidade Aumenta Risco de Cancro

Foram necessários sete anos para que os cientistas ingleses chegassem a uma conclusão muito importante: a obesidade está associado a diversos tipos de doenças graves como o cancro da mama, do útero e da tiróide. Durante o período de tempo mencionado, foram observados milhões de pessoas e os cientistas afirmam que se comer alimentos gordos já é prejudicial à saúde, a obesidade pode ser muito mais.

Já não é novidade que a obesidade pode ser responsável por muitas doenças como é o caso da hipertensão e da diabetes, mas responsável pelo cancro é uma afirmação acabadinha de ser conhecida. The Lancet Oncology, uma publicação do mesmo país onde decorreu o estudo, foi quem apresentou os dados que suportam esta tese. Tese essa, que afirma que o aumento do peso aumenta o risco do desenvolvimento de dez tipos de doenças sendo o cancro uma delas.

Com os números estudados durante esses sete anos, conclui-se que cerca de doze mil novos casos de cancro assinalados por ano no Reino Unido registaram-se em pessoas obesas. O estudo veio também frisar que um aumento de cerca de desaseis quilos num adulto aumenta o risco do aparecimento de seis tipos de doenças, sendo eles o cancro do útero, cancro da vesicula biliar, cancro do rim, cancro do colo do útero, cancro da tiroide e a leucemia. Na verdade também se conclui que quem possuía um alto índice de massa corporal está mais favorável ao desenvolvimento de cancro do fígado, cancro do colon, dos ovários e cancro da mama na pós-menopausa.
Esta associação parece estar relacionada com as alterações das hormonas circulantes como o estrogénio, a progesterona e os androgénios. Também os níveis de insulina e os fatores de crescimento podem também estar arrolados. O melhor será fazer um esforço para manter o peso ideal não consumindo alimentos gordos e aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas bem como cereais integrais.

Etiquetas: cancro, cancro da mama, cancro da tiróide, cancro do útero, diabetes, hipertensão, obesidade, risco de cancro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.