Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


O Divórcio Como Fator de Risco Para o Enfarte

Graças à boa informação que existe atualmente em Portugal, a maioria das pessoas sabe que o enfarte de miocárdio é uma das maiores causas de morte em Portugal. Sabe-se que existem muitos fatores de risco para ocorra um enfarte do miocárdio e agora descobriu-se mais um: o divórcio.

Segundo os dados apresentados pelo estudo realizado na Duke University e que decorreu entre o ano de 1992 e 2010, o divórcio pode ser uma das grandes causas de enfarte. Diz ainda o estudo em causa e que teve como amostra cerca de dezasseis mil pessoas, que o divórcio é um fator de risco essencialmente para as mulheres. Refere até que o divórcio pode ser tão perigoso como a hipertensão ou a diabetes.

O divórcio pode ser um fator para ocorrer um enfarte

O divórcio pode ser um fator para ocorrer um enfarte

Os cientistas que levaram a cabo o citado estudo, referem que uma mulher que passe por esta situação na vida, apresenta mais vinte e quatro por cento de hipóteses de sofrer um enfarte comparativamente às mulheres que nunca passaram por um divórcio. Para aquelas que se divorciaram mais que uma vez, esta percentagem sobe substancialmente para os setenta e sete por cento. No caso dos homens, o risco é menor. Ainda assim, divórcio aumenta em cerca de dez por cento as hipóteses de virem a sofrer de enfarte. Os homens que se divorciam mais que uma vez o risco de enfarte sobe para os trinta por cento. E quando os homens se casam novamente, os riscos de enfarte relacionado com o divórcio diminuem ainda mais. Já no caso das mulheres, isso não acontece.

Mas existe uma razão para o divórcio produzir este efeito. Linda George (uma das responsáveis pelo estudo) refere que é o desgaste psicológico sofrido aquando do divórcio que leva a um aumento do stress e à existência de situações propícias à ocorrência de um enfarte. Como a imunidade é prejudicada, fisicamente o corpo também é afetado. A incidência é bem diferente para os dois sexos porque os homens geralmente lidam de forma diferente com o divórcio. As mulheres valorizam mais esta situação e por isso ficam sujeitas a um stress mais elevado.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: desgaste, desgaste psicológico, divórcio, enfarte, enfarte miocárdio, miocárdio, stress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.