Pão ou Manteiga? – Qual o Pior?

O pão é um alimento diariamente presente nas nossas mesas.

Um recente estudo efetuado vem alertar que nos devemos preocupar mais com o consumo dos hidratos de carbono que fazem o acompanhamento das gorduras saturadas do que propriamente com estas últimas. Então impõem-se uma pergunta: O pão é pior do que a manteiga?

O pão por si só não engorda, o que é engorda é o consumo excessivo de pão e o recheio.

O pão por si só não é prejudicial, o que é negativo é o consumo excessivo de pão e o recheio.

Os responsáveis pelo estudo da State University referem que “O aumento da ingestão de gordura saturada, fornecida por alimentos como ovos, laticínios gordos e carne de vaca, não contribui para o aumento dos seus níveis no sangue, no contexto de um baixo consumo de hidratos de carbono”. Jeff Volek, o condutor da investigação, relata que “a questão principal é que não acumulamos necessariamente a gordura saturada que ingerimos. E o primeiro regulador daquilo que acumulamos, em termos de gordura, são os hidratos de carbono que ingerimos”, tais como o pão, as massas, etc…

O estudo teve uma duração de cerca de 18 semanas e uma participação de 16 pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos. Todas possuíam de síndrome metabólica ou seja desfrutavam de três fatores de risco para a diabetes e doença cardiovascular. Segundo os cientistas do ensaio “Os participantes seguiram inicialmente uma dieta baixa em hidratos de carbono e, gradualmente, foram transitando para uma dieta rica em hidratos de carbono, ao longo de seis fases, durante as quais o nível de gordura saturada foi sendo reduzido”. Foram realizadas análises em todas as fases do estudo de forma a controlar a gordura saturada bem como de outros marcadores sanguíneos.

A investigação deu por concluída a ideia de que aumentar o consumo de hidratos de carbono vai promover “aumentos incrementais de ácido palmitoleico, um biomarcador consistentemente associado com efeitos nefastos para a saúde” e que há um mau “funcionamento do metabolismo de hidratos de carbono, mesmo sob condições negativas de equilíbrio energético e com significativa perda de peso”. Estas conclusões vêm reforçar que a gordura saturada só por si não é nefasta, mas que se deve ter atenção a quantidade de hidratos de carbono que a acompanha, como é o caso do pão.

Etiquetas: alimentação equilibrada, alimentação saudável, benefícios do pão, distúrbios cardiovasculares oriundos da manteiga, manteiga, pão, torrada ou pão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.