Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Hidroterapia

O uso da água ou da chamada hidroterapia para o tratamento das doenças do corpo já conta com milhares de anos de existência. Estes tratamentos fazem uso da água sob as suas diferentes formas e a diferentes temperaturas.

A água consiste num tipo de tratamento e numa forma de cura, mas é também um veículo de frio ou de calor para o corpo sob o qual se incide o tratamento. Quando se faz a aplicação da água sob um corpo vão acontecer algumas modificações nomeadamente sobre o sistema nervoso e sobre o sistema circulatório, havendo uma regularização dos valores da temperatura corporal. Pode-se dizer que perante a água o corpo apresenta três tipos de reações: a nervosa, a circulatória e a térmica.

O uso da água fria sobre o corpo vai permitir uma excitação forte da sensibilidade periférica sendo que essa excitação se desloca até aos centros corticais proporcionando ao corpo diversos reflexos. Alguns desses reflexos não são percecionados por nós. Mas outros são os que ocorrem na periferia dos vasos superficiais e aqueles que nos despertam maior interesse e maior prazer uma vez que ocorrem na pele (o maior órgão de sensibilidade).

O uso da água ou da chamada hidroterapia para o tratamento das doenças do corpo já conta com milhares de anos de existência

O uso da água ou da chamada hidroterapia para o tratamento das doenças do corpo já conta com milhares de anos de existência

Muitos afirmam que a água fria funciona como um tónico para o sistema nervoso uma vez que o sistema nervoso sensitivo é estimulado e melhora as suas diversas funções. A pessoa tem uma sensação de bem-estar que lhe proporciona uma disposição melhorada para o seu dia-a-dia.

Segundo os resultados de alguns estudos realizados, o efeito da água quente no corpo não é para menosprezar e o seu uso data de 2400 a.C. Os banhos em água quente proporcionam a limpeza da pele e a descontração muscular. No Japão, por exemplo, a hidroterapia com água quente é feita numa espécie de banheira e a água encontra-se entre os trinta e seis e os quarenta graus. Nos climas tropicais a água deve estar sempre mais fria de forma a permitir o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular sem provocar queimaduras.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: fotos hidroterapia, hidroterapia, imagens de hidroterapia, tratamento com hidroterapia, veículo de frio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.