Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Hidratos de Carbono Engordam?

Hidratos de carbono engordam quando ingeridos em grandes quantidades

Hidratos de carbono engordam quando ingeridos em grandes quantidades

Muito se fala de hidratos de carbono, fique a saber porquê. Hidratos de carbono, é um dos temas falados entre quem quer emagrecer. Durante os anos noventa a população começou a ter cada vez mais, uma maior percentagem de pessoas obesas e fora de forma física.

Durante alguns anos as culpas foram colocadas sempre em cima do macro nutriente que mais calorias tem a gordura que conta com 9 calorias por cada grama. Então, seguindo a lógica que hoje se sabe errada, as pessoas optaram por dietas onde as gorduras tinham o menor peso possível e optaram por dietas ricas em hidratos e proteína pois ambos estes macro nutrientes contam apenas com 4 calorias por grama.

Infelizmente o resultado de todo esse pensamento está bem à vista de todos, a população tem vindo a ficar a um ritmo ainda mais acelerado obesa e fora de forma, muitos culpam o ritmo de vida atual, decerto que tem algum peso, mas os culpados são sim os hidratos que colocamos em tudo o que hoje comemos.

[-] Índice de conteúdos

Hidratos de Carbono e a Insulina

Para perceber o porquê dos hidratos serem dos 3 macro nutrientes existentes (proteína, gordura e hidratos de carbono) os que de facto mais impacto terão é preciso perceber o efeito da hormona insulina que todos temos presentes no nosso corpo.

A insulina de todas as hormonas presentes no nosso corpo é considerada a mais anabólica (anabolismo significa capacidade de gerar massa seja ela magra ou gorda). Ou seja no nosso sistema hormonal quando há insulina presente especialmente um elevado nível a probabilidade é que exista armazenamento de glicogénio, criando gordura.

E o que liga a insulina aos hidratos de carbono? A resposta é simples, quando ingerimos hidratos estes vão influenciar o nível de glicogénio (açúcar) no sangue, fazendo assim com que exista um pico de insulina e como explicado anteriormente isso significa engordar.

Agora todos devem estar a pensar, mas os nossos avós tinham uma dieta baseada em hidratos de carbono a maioria legumes e não eram obesos isso leva me ao próximo capitulo.

Que Hidratos de Carbono Comer

De certo que já devem ter visto em alguns artigos no supermercado o símbolo que diz baixo IG, posso dar o exemplo dos novos iogurtes da danone que o tem. IG significa índice glicémico, basicamente o que o índice glicémico diz é o impacto que vai ter na glicemia do nosso sangue logo o impacto que terá nos nossos níveis de insulina.

Resumidamente, deve escolher sempre hidratos com o menor nível glicémico possível, para além de não criarem picos de insulina, a energia fornecida por esses hidratos de carbono dura mais tempo porque tem uma libertação mais gradual.

Assim sendo, essa é a razão porque deve evitar doces, pão branco, massas brancas etc.. o nível glicémico desses alimentos é demasiado alto.

Quais as Melhores Fontes de Hidratos de Carbono

Aveia, massas integrais, pão integral, legumes, legumes e legumes.

Avalia este conteúdo
3.075/5 (7 votos)
Etiquetas: hidratos, hidratos de carbono, hidratos de carbono engordam, insulina, Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.