Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Efeitos do Ar do Mar na Saúde

Sempre se soube que quem procura melhorar a sua saúde procura fazer pelo menos alguns dias da sua vida junto à praia, pois acredita-se que os seus ares têm esse poder.

Os estudos que foram realizados ao longo dos anos têm vindo a comprovar essa teoria da sabedoria popular em que viver perto do mar pode mesmo ser bom para a saúde.

Lora Fleming, epidemiologista numa das universidades de Inglaterra, veio afirmar que a pesquisa feita por ela demonstra que o tempo passado à beira mar tem imensos efeitos positivos no bem-estar e na saúde. No entanto, alerta que é necessário escolher as melhores épocas uma vez que se deve evitar a praia nas alturas propícias a tempestades e inundações.

Os efeitos do ar do mar na saúde são diversos, como por exemplo, ter diariamente um pôr do sol como este

Os efeitos do ar do mar na saúde são diversos, como por exemplo, ter diariamente um pôr do sol como este

A teoria de que a praia faz bem à saúde já não é nova, senão vejamos. Já durante o século XVIII, os médicos recomendavam aos seus doentes as idas à praia e a banhos e sabe-se até da existência de hospitais que proporcionavam tratamentos feitos com água do mar, mais propriamente banhos de água salgada. No entanto só muito recentemente os cientistas começaram a debruçar-se sobre os seus benefícios levando a cabo alguns estudos para o poderem comprovar.

Uma das suas conclusões reitera que as pessoas que possuíam a sua habitação permanente junto às zonas de praia apresentavam-se mais saudáveis (saiba-se que este estudo incidiu sobre as pessoas mais carenciadas e não sobre as classes mais abastadas e com melhores condições). Referem ainda que o ambiente junto ao mar ajuda a diminuir a ansiedade, estimula a vontade para as atividades físicas, promove o relaxamento e ajuda a recuperar as energias.

O mesmo estudo relata que as pessoas são conhecedoras dessas propriedades, uma vez que na maioria dos casos são as praias os locais mais escolhidos para as férias. Descreve ainda que na procura de quartos dos hotéis, a incidência recai sobre aqueles que se encontram virados para a praia mesmo pagando mais.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: ar do mar, benefícios da praia na saúde, benefícios do mar, efeitos do ar do mar, maresia, praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.