Descanso – Cuidado Com as Noites Mal Dormidas

O sono, ou melhor o descanso noturno, é mais uma questão que preocupa não só a comunidade científica como a população em geral. Sabe-se que a falta de um sono reparador pode ser prejudicial à saúde e também é do conhecimento geral que muitas noites são passadas em branco a favor da diversão ou do trabalho. No entanto, também há pessoas que embora passem as horas aconselhadas na cama referem levantar-se mais cansadas que quando se deitaram.

O que muitas pessoas não sabem é que o cansaço muitas vezes desaparece depois depois de um sono reparador, mas as sequelas mantem-se. São todas estas questões que juntam diversas personalidades da comunidade científica, organizações como os sindicatos e a Associação Portuguesa do Sono com o objetivo de erradicar as noites mal dormidas.

Uma noite mal dormida pode ter diversas causas

Uma noite mal dormida pode ter diversas causas

Certamente que já ouviu muitas notícias sobre a falta de descanso suficiente, que já leu muitos artigos em revistas, que já assistiu a diversos debates. Mas sabe quais os riscos que corre a sua saúde se fizer parte do número de pessoas que não dormem bem ou não dormem o suficiente? Saiba que:

  • As necessidades alimentares sofrem alterações e são os alimentos açucarados e com gorduras saturadas os mais preferidos. Aumenta a obesidade, o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares.
  • O cansaço instala-se sendo um dos maiores responsáveis pelos acidentes de trabalho e rodoviários. É também determinante nas alterações do humor levando a conflitos familiares e profissionais.
  • O sistema imunitário fica mais fraco conduzindo ao aparecimento de mais infeções.
  • Apenas uma noite perdida é suficiente para se verificar perda de tecido cerebral. A capacidade de concentração e a memória são bastante afetadas.
  • Diminuição da vontade sexual levando a discussões entre os membros do casal. A infertilidade também pode estar presente uma vez que diminui a concentração de esperma.
  • Aumenta o risco de contrair cancro, nomeadamente o colorretal e o cancro da mama.
  • A depressão também pode surgir em consequência da falta de descanso.
Etiquetas: associação portuguesa do sono, cansaço, contrair cancro, depressão, noites mal dormidas, sistema imunitário, sono, sono reparador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.