Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Deixar de Ser Preguiçosa

Deixe a preguiça de lado e comece a emagrecer! Emagrecer está no direito de todos, e em pleno século XXI, é a «lei do menor esforço» quem reina. O chamado «homem moderno» procura satisfazer o mais rapidamente possível as suas necessidades, sempre com o menor esforço possível da sua parte (se não se enquadra neste estereótipo, parabéns!). Não vou questionar ou julgar o quotidiano dos leitores, até porque um caso não são casos, mas pretendo acabar com alguns mitos que só contribuem para a «lei» acima referida.

O fenómeno da lipoaspiração é, seguramente, o exemplo mais ilustrativo para o tema que abordo neste texto. Milhares de portugues não frequentam o ginásio por não possuírem condições financeiras para tal. Tal é lamentável, mas sobretudo compreensível. Ora, os indíviduos com melhores condições financeiras podem perfeitamente fazê-lo ou, melhor ainda e pouco a pouco, construírem o seu próprio ginásio caseiro. Contudo, isso não se verifica; se há dinheiro, a lipoaspiração é a solução.

Medidas como esta não são mais que uma demonstração da falência do ser humano enquanto ser batalhador, decisivo, convicto e determinado. Ao invés disso, preferem atalhos para o final, não desfrutando de uma jornada que culminará com a óptima sensação de verem os seus objectivos cumpridos. Terminada este fase mais filosófica, vamos ao factos.

Imagem de Mulher no Sofá (Autor: Imagem em domínio público)

A preguiça é um dos grandes obstáculos (Autor: Imagem em domínio público)

«Não tenho mesmo tempo para fazer exercício por isso não consigo emagrecer.»
Perceba-se o seguinte: quem diz que não tem tempo para fazer exercício, na verdade o que quer dizer é que o exercício não é uma prioridade para si. Pois bem, deve sê-lo. Sendo o corpo e a saúde bens preciosos, devemos dar-lhes a devida atenção. O problema é que vários sítios de informação sobre fitness e bem-estar continuam a alimentar a ilusão de que «o exercício físico light» é suficiente. Comer e dormir são necessidades, por isso marcam presença no seu dia-a-dia, certo? Pois bem, o exercício físico e o cuidado com a saúde/alimentação também devem sê-lo.

São várias as soluções apresentadas por diversos sítios online para “quem não tem tempo para fazer exercício”, que passarei a mencionar e criticar mais abaixo. Por agora, faço apenas o apelo para que, pelo menos três vezes por semana, tenha uma hora dedicada ao exercício físico, assim irá conseguir emagrecer com mais facilidade. O truque passa por considerar este período uma necessidade/prioridade e não uma tarefa que “faço se tiver tempo”. Consciencialize-se: É uma prioridade e não pode ser riscado da sua agenda. Este sim é o caminho para o sucesso. Se não conseguir fazê-lo… só está a desiludir-se e a prejudicar-se a si mesmo. Sensação desagradável, não concorda?

Por fim, passo a citar seis medidas que recolhi em vários sítios de informação online. Se acha que estas são as soluções para alcançar a boa forma e combater a obesidade e o sedentarismo, vejamos…

Levantar-se para mudar de canal – É tão simples quanto isto: se tem tempo para se sentar no sofá, tem tempo para fazer exercício físico. Ver TV é uma necessidade sua? Pois, mas o exercício também deveria ser. Pior ainda é ficar a invejar a boa forma do actor principal ao invés de levantar-se para tentar você também alcançá-la.

Estacionar numa vaga mais longe – Vai ao encontro do tópico acima referido. Não é por andar mais um minuto ou dois que vai queimar calorias significativas. Ao invés de «amealhar» minutos de caminhada durante o dia, dedique 30 minutos de corrida no final. Os benefícios são inúmeras vezes superiores.

Beber muita água – Isto não é uma medida para emagrecer, é uma necessidade primária do ser humano. A água não tem calorias, não engorda, nem emagrece. É certo que funciona como intermédio metabólico, mas esse efeito é muito reduzido. A água ocupará espaço no estômago, mas é expulsa mais rapidamente que qualquer outro alimento. Passará mais tempo na casa-de-banho do que a perder calorias.

Beber água com limão em jejum – Já referi por diversas vezes que não há nenhum alimento que, directamente, faça a pessoa que o ingere emagrecer. Ao ingerir água com limão em jejum está a limpar as toxinas do organismo, o que é bom, mas não mais que isso. Este gesto terá os mesmos benefícios em qualquer altura do dia.

Wii Fit – Sim, já todos nos divertimos com os amigos à custa da nova geração de vídeojogos. O problema é que continuam a não passar disso mesmo: São vídeojogos! Este método não passa de uma maneira divertida de ser perguiçoso. Equipe-se e agarre num par de halteres ao invés de estar a saltar à corda virtualmente. Sim, a Wii Fit “é melhor que nada”. Mas nada é melhor que puro exercício físico!

Subir escadas ao invés das escadas rolantes – Mais do mesmo. É certo que subir escadas tonifica as pernas e glúteos, mas isto funciona apenas se dedicar vários minutos a este exercício. Duas dezenas de degraus dificilmente farão diferença alguma. Observe para a imagem abaixo e veja o quão ridícula é a preguiça humana… Cabe a si mudar isto, com os conselhos do Dicas Emagrecer!

Se quer emagrecer, siga estas dicas e levante-se do sofá! Sem força de vontade não irá conseguir emagrecer aqueles quilos que quer perder!

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: beber água, beber água com limão, bem-estar, como emagrecer, emagrecer, fitness, ginásio, obesidade, preguiça, saltar à corda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.