Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Celulose

Quando se fala de celulose logo se pensa na industrialização de papel, no entanto sobre esta substancia pode-se saber muito mais. Começamos então por dizer que a celulose consiste num polímero de cadeia longa cuja composição tem apenas um monómero da glicose e cuja classificação lhe atribui a classe dos polissacarídeos.

Segundo se sabe, a celulose, é nada mais nada menos que um componente essencial da estrutura das plantas e representa cerca de trinta e três por cento do seu peso. É este o elemento que permite que a planta se mantenha hirta uma vez que a sua função é possibilitar a rigidez e firmeza da mesma.

A celulose é um componente essencial da estrutura das plantas

A celulose é um componente essencial da estrutura das plantas

Embora faça parte das plantas, a celulose não é digerível por qualquer organismo. O organismo do homem não apresenta a capacidade de fazer a sua digestão, mas existem alguns animais capazes de a fazer. Os ruminantes podem ser apontados como um belo exemplo de organismo animal, com a capacidade de fazer a digestão da celulose, uma vez que recebem a ajuda de microrganismos simbióticos. Embora não seja digerida, a celulose pura que é uma fibra insolúvel, tem como função quando consumida de ajudar os intestinos estimulando a sua contração.

Como se sabe as fábricas do papel usam a celulose para a sua produção. A celulose é extraída das árvores para cumprir tal objetivo, mas é também usada no fabrico de alguns tipos de plásticos, vernizes e outros produtos químicos. Serve também para fabricar tecidos como é o caso do algodão, do linho e da seda sintética. Pode ser encontrada naturalmente nas fibras puras do algodão, mas também pode ser detetada em todas as plantas desde que combinadas com a lignina.

A celulose em combinação com a lignina, as resinas e os minerais formam um dos compostos da madeira representando cerca de cinquenta por cento do seu peso ou volume. As moléculas da celulose agrupadas com a lignina dão origem a feixes de fibras que posteriormente compõem as fibras presentes na madeira.

Avalia este conteúdo
2.85/5 (7 votos)
Etiquetas: celulose, glicose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.