Operação ao Cancro do Pulmão Sem Anestesia Geral

Esta foi a primeira cirurgia ao pulmão realizada em Portugal, mais propriamente no Hospital de Santa Maria em Lisboa, sem que houvesse necessidade de recorrer à anestesia geral. O diretor do Serviço de Cirurgia Torácica veio explicar, que esta cirurgia foi realizada com recurso a vídeo, ou seja foi uma Cirurgia Torácica Vídeo Assistida (VATS). Consiste na abertura de única porta que permitiu a entrada dos instrumentos cirúrgicos necessários à remoção de uma parte do pulmão onde se encontrava localizado o cancro.

Sem recurso a anestesia geral, mas com administração de sedativos para que o doente se encontre em condições de não colocar a cirurgia e a sua vida em perigo, esta cirurgia parece ser mais fácil e mais segura. Apesar de não ser necessária a anestesia geral, a presença do anestesista não foi dispensável, ao contrário foi obrigatória. O pós-operatório também é mais fácil uma vez que a cirurgia é também mais simples. Nesta cirurgia será aberta uma cavidade de poucos centímetros ao contrário da cirurgia tradicional até agora realizada. Para o hospital também há vantagens dado que há menos gastos, quer em medicação, quer no tempo ocupado no bloco operatório e ainda no tempo de internamento.

Mas como o que conta é o êxito da cirurgia e a cura do doente, esta foi realizada na presença de Diego González-Rivas, um cirurgião torácico do Hospital de Corunha, habituada à técnica da VATS de porta única. Este médico espanhol bem como o anestesista que o acompanhou, virão a Lisboa nas próximas intervenções para orientar e dar apoio à equipa portuguesa até que esta se sinta autónoma e segura. Segundo informações esta é uma técnica já realizada na China, na Rússia, em Espanha e no Reino Unido e apenas por cirurgiões torácicos.

Ângelo Nobre da equipa do hospital de Lisboa diz que já foram operados dois doentes com a nova técnica, que já tiveram alta para o domicílio e que se encontram em franca recuperação.

Marcado com: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma