Botulismo Pode Ser Mortal

Sabe o que é o botulismo? E sabia que esta doença pode matar? Muitas pessoas desconhecem esta doença porque, de fato, ela é mesmo pouco conhecida e felizmente também bastante rara. No entanto, é uma doença bastante grave e que em casos de errado diagnóstico ou sem tratamento adequado pode mesmo levar à morte.

O botulismo é caraterizado por uma intoxicação alimentar cuja origem se deve a uma bactéria que pode ser encontrada no solo, em alguns produtos agrícolas, na água, ou ainda no sistema digestivo de alguns animais. A Clostridium botulinum, é uma bactéria cujo desenvolvimento acontece nos ambientes onde se verifica a ausência de oxigénio. Por esta razão pode também ser transmitida pela ingestão de alimentos embalados a vácuo ou enlatados. Tenha por isso muita atenção e se a embalagem estiver insuflada não consuma o alimento pois pode estar contaminada com esta bactéria mortal.

O botulismo cria aversão à luz

O botulismo cria aversão à luz

Em consequência da perda de poder de compra dos portugueses, foram adotados alguns comportamentos que podem levar à ingestão desta bactéria e ao aparecimento do botulismo. Muitas pessoas colocam vasilhas a coletar a água das chuvas que ficam tapadas e que muitas vezes são ingeridas passado algum tempo (o tempo necessário para que a tão temida bactéria se desenvolva). Se você costuma fazer isso, é importante que, pelo menos, ferva a água antes de a consumir. Alguns alimentos, mesmo que as embalagens estejam insufladas, não são precisam ser lançados no lixo e podem ser consumidos se estiverem dentro da validade. Mas, em caso de dúvida, o melhor é não o ingerir pois o alimento pode estar em condições de o matar.

É de primordial importância que conheça os sintomas do botulismo uma vez que estes são bem diferentes de uma intoxicação alimentar normal. A bactéria responsável pelo botulismo entra na corrente sanguínea depois de ser absorvida pelo sistema digestivo. Rapidamente chega ao sistema nervoso provocando aversão à luz, dificuldade em engolir, vómitos, secura na boca, retenção urinária e paralisia respiratória. Saiba também que estes sintomas surgem rapidamente, cerca de doze a trinta e seis horas após o consumo do alimento responsável. Seja responsável pela sua saúde e tenha atenção ao consumo dos alimentos.

Etiquetas: aversão à luz, botulismo, dificuldade em engolir, intoxicação alimentar, paralisia respiratória, retenção urinária, secura na boca, sistema digestivo, sistema nervoso, sistema urinário, vómitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.