Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Artrose

Quem é que nunca ouviu falar de artrose? Quem nunca sentiu dores nas articulações e pensou de imediato que sofria de artrose? Mas será que todos sabem o que é uma artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, consta do distúrbio mais comum das articulações sentido nos nossos dias. Como sintomatologia bastante comum nesta doença podemos falar de dores e rigidez nas articulações. As pessoas que sofrem de artrose referem que as dores são mais intensas depois do exercício físico ou quando são colocados nas articulações pesos ou pressão. Depois de um dia de trabalho em que se exige o transporte de pesos, muitas horas de pé ou ainda de muito caminhar as dores também aumentam de violência. A pessoa também pode sentir dor durante a noite sendo o seu sono perturbado. Todos estes sintomas surgem quando a pessoa atinge a sua meia-idade e aos setenta anos quase cem por cento das pessoas referem sofrer de artroses.

A artrose surge em consequência do desgaste da articulação uma vez que a cartilagem

A artrose surge em consequência do desgaste da articulação uma vez que a cartilagem

A artrose surge em consequência do desgaste da articulação uma vez que a cartilagem (tecido fino que faz o revestimento dos ossos nas articulações e dão a facilidade dos ossos deslizarem) se pode consumir. As causas das artroses são desconhecidas, mas sabe-se que o envelhecimento pode determinar o seu aparecimento. Com idades até aos cinquenta e cinco anos a artrose é frequente quer nas mulheres quer nos homens e após esta idade passa a ser mais constante no sexo feminino.

Sabe-se também que a artrose pode ser genética, o peso também ser determinante principalmente para as artroses da bacia, dos joelhos, dos tornozelos e dos pés. Fraturas antigas ou outras lesões nas articulações também determinam a ocorrência de osteoartrite. Existem também algumas atividades físicas e algumas profissões que podem acelerar o aparecimento de tal patologia. No que se refere às doenças como causas podemos citar os distúrbios de coagulação que provocam hemorragia na articulação, os distúrbios que cingem a circulação sanguínea próxima de uma articulação, a artrite, a gota crónica, a pseudogota ou a artrite reumatoide.

Avalia este conteúdo
2.625/5 (2 votos)
Etiquetas: articulações, artrose, artroses da bacia, cartilagem, causas da artrose, envelhecimento, fraturas antigas, joelho, lesões, ossos, osteoartrite, patologia, pés, tornozelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.