Alteplase – O Medicamento que Pode Fazer Milagres

O alteplase é um medicamento que, quando tomado corretamente, pode ser muito benéfico para os doentes que tenham sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O alteplase tem como indicação a dissolução dos coágulos no cérebro, sendo neste momento o único medicamento para o tratamento desta doença que se encontra à disposição dos doentes que tenham sofrido um AVC, cuja origem tenha sido o bloqueio de um vaso sanguíneo do cérebro.

Mas as opiniões daqueles que fazem parte da comunidade científica dividem-se e nem todos estão a favor do uso do alteplase. No entanto, há questões em que o acordo entre eles é notório. Todos ou a grande maioria deles, referem que o uso do alteplase não deve ser feito por pessoas que apresentem sinais precoces de lesão cerebral em consequência de um AVC não detetado. Afirmam que nestes casos o seu uso pressupõe a possibilidade de ocorrer uma hemorragia cerebral que pode ser fatal.

Os investigadores de um estudo realizado na Universidade de Edimburgo, vieram demonstrar que os doentes nas condições anteriormente descritas não apresentam garantidamente um aumento do risco de virem a sofrer da hemorragia. Referem ainda que aqueles que tenham lesões precoces do tecido cerebral podem não ter as mesmas hipóteses de recuperação completa, mas que certamente vão ter benefícios com a administração do alteplase.  O risco efetivo de hemorragia só é contemplado em doentes com múltiplas lesões cerebrais provocadas por doenças existentes anteriores ao AVC ou em casos em que se detete a presença de um coágulo recente e que se encontre a bloquear uma artéria.

Como qualquer estudo também este apresenta os seus dados. Contou com cerca de três mil pessoas, sendo que, das pessoas que apresentavam sinais de lesões cerebrais e um recente e novo coágulo, cerca de catorze por cento que foram medicadas com alteplase tinham a possibilidade de sofrer de hemorragia. Já daquelas que não apresentavam os referidos sinais, apenas três por cento tinham a possibilidade de sofrer a hemorragia.

Perante tais factos é necessária sempre uma prévia apreciação dos riscos e benefícios da administração do alteplase por parte de quem prescreve o medicamento.

Etiquetas: acidente vascular cerebral, alteplase, avc, cérebro, coágulos no cérebro, medicamento, vaso sanguíneo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.