Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Alimentos Saudáveis que Podem Acabar Com a Dieta

Quando pensamos em fazer dieta para perder peso ou para melhorar a saúde pensamos de imediato em alimentos que devemos cortar e em alimentos saudáveis que devemos ingerir. Saiba no entanto, que existem alimentos que mesmo que sejam considerados saudáveis podem acabar com a sua dieta. Isto porque o que acontece é que devemos pensar não só no tipo de alimentos, mas também na quantidade que ingerimos.

Segundo a nutricionista Carla Faedo do Espaço Nirvana, à medida que alguém insere determinados alimentos na sua dieta de forma inconsistente, o corpo ativa o mecanismo de compensação sendo que a pessoa, por pensar que o alimento tem uma menor quantidade de calorias, vai acabar por comer mais e por aumentar o seu peso. Assim, devido à falta de informação, muitas vezes as pessoas pensam que podem consumir aquele alimento à vontade já que o mesmo é conhecido como sendo um alimento saudável.

O Muesli é um alimento com bastante fibras e que ajuda a saciar a fome (Autor: Imagem em domínio público)

O Muesli é um alimento com bastante fibras e que ajuda a saciar a fome (Autor: Imagem em domínio público)

Isso faz com que se ingira maiores quantidades fazendo com que se ganhe peso em vez de se perder. Isso pode acontecer, por exemplo, num lanche apenas com fruta, mas em quantidade exagerada.

Vejamos então alguns alimentos que devem fazer parte da alimentação, que são considerados saudáveis, mas que devem ser consumidos com moderação:

  • A granola e o muesli são alimentos saudáveis porque contem fibras que regulam o trânsito intestinal e diminuem a fome. Contêm também vitaminas e minerais. No entanto, por serem muito calóricos, estes alimentos devem ser consumidos com moderação.
  • As barras de cereais são desaconselhadas pelos nutricionistas graças à elevada concentração de conservantes, estabilizantes, corantes e açúcar. As fibras, vitaminas e os minerais podem ser consumidas através das frutas e verduras razão pela qual não compensa optar pelas barras.
  • O azeite é considerado uma gordura saudável, mas deve ser consumido em pequenas quantidades. Também não deve ser aquecido uma vez que passa de gordura boa para gordura não saudável.
  • Os alimentos integrais têm tantas ou mais calorias do que os alimentos tradicionais, por isso devem também ser consumidos com moderação se quiser usá-los como ajuda para emagrecer.
Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: aimentos saudáveis, alimentos integrais, azeite, barras de cereais, gordura boa, granola, muesli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.