Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Alimentos Que Provocam Dor de Cabeça e Enxaqueca

  • Português

A presença de uma dor de cabeça ou de uma “simples” enxaqueca pode terminar com o dia de qualquer pessoa. Estas podem durar várias horas ou vários dias dando por terminado aquele fim-de-semana tão ansiado ou aquelas férias que tanto se faziam esperar.

São muitas as teorias para justificar a sua presença podendo ser citados fatores como ansiedade, obesidade, o tabagismo, o abuso de álcool e até mesmo uma simples noite mal dormida. Perante este conhecimento, parece que a única forma de evitar estas crises será eliminar ou pelo menos evitar os fatores desencadeantes.

No entanto, e porque esta é uma questão de saúde que preocupa a comunidade científica, vários estudos têm sido realizados de forma a saber da existência de todos os fatores sem exceção. Durante a sua realização concluiu-se que existem alimentos que devem ser evitados uma vez que também eles têm a sua responsabilidade na presença das tão incómodas dores de cabeça e enxaquecas. Desta forma tente evitar:

A gelatina pode ser uma causa da dor de cabeça

A gelatina pode ser uma causa da dor de cabeça

  • Os temperos, as sopas compradas feitas, os salgados (incluindo as bolachas salgadas), o molho inglês e o shoyu. Todos estes alimentos contêm glutamato monossódico, uma substância que comprovadamente desencadeia as dores de cabeça às pessoas que lhe são sensíveis.
  • Os alimentos fumados e industrializados como é o caso do presunto e das salsichas, dado que a presença do nitrito e do nitrato se fazem sentir e que são considerados pelo organismo como sendo toxinas com capacidade para provocar dor.
  •  Os sumos, as gelatinas, os gelados e todos os produtos que são classificados como light, mas que têm na sua composição o aspartame.
  • O café, alguns chás e alguns refrigerantes também devem ser evitados se na sua composição existir a cafeína e se a pessoa lhe for sensível.
  • O vinho tinto e os amendoins possuem na sua composição a teobromina, amina e tiramina que espicaçam o sistema nervoso central e que provocam dores de cabeça.
Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: abuso de álcool, alimentos fumados, amendoins, amina, ansiedade, aspartame, bolachas salgadas, café, cafeína, causas da dor de cabeça, causas da enxaqueca, dor de cabeça, enxaqueca, gelados, gelatinas, glutamato monossódico, molho inglês, nitrito, noite mal dormida, obesidade, presunto, refrigerantes, salsichas, saúde, shoyu, sintomas da dor de cabeça, sistema nervoso central, sns, sumos, tabagismo, temperos, teobromina, tipos de enxaqueca, tiramina, toxinas, vinho tinto

Leave a Reply

Your email address will not be published.