Alimentação Correta em Portugal?

Num tempo em que se considera de extrema importância ter cuidado com a alimentação mais de metade dos portugueses consideram ter uma alimentação saudável. Mas será que é mesmo assim?

O Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal (ONAP), elaborou um questionário que colocou à população. Segundo os resultados obtidos nesse estudo, muitos são os portugueses que para além de dizerem saber da importância de uma alimentação equilibrada também referem fazer uma alimentação cuidada e saudável. Dos resultados obtidos cerca de noventa por cento dos portugueses consideram a alimentação muito importante para a saúde, mas apenas sessenta e seis por cento refere que faz uma alimentação cuidada e responsável. Do mesmo estudo resultou que cerca de sessenta e cinco por cento fazem quatro refeições diárias e vinte por cento não fazem um jantar de faca e garfo.

O ONAP refere que estes resultados dão a conhecer os hábitos mais recentes dos portugueses, mas também sugere que os mesmos “permitem concluir que há hoje uma maior consciencialização para a importância da alimentação na saúde e qualidade de vida e que o termo saudável já entrou no léxico dos portugueses”.

Em 1980 já havia sido feito um estudo acerca dos Hábitos Alimentares dos Portugueses realizado pela Sociedade Portuguesa das Ciências da Nutrição e Alimentação. Agora este estudo veio permitir a atualização sobre os conhecimentos dos portugueses sobre a alimentação e a forma como se alimentam.

O citado estudo fez também uma avaliação do consumo de sal, do consumo de hortícolas, de saladas e de fruta. Quase dez por cento das pessoas confessou que adiciona sal de mesa à comida, no entanto cinquenta por cento refere que consomem sopa de legumes, uma ou duas vezes por dia. Vinte e seis por cento refere que consomem saladas com regularidade e duas a cinco peças de fruta em cada dia.

Os hábitos de refeição não foram esquecidos neste estudo que veio dar a conhecer que vinte e dois por cento fazem duas das refeições na frente do computador ou da televisão.

Etiquetas: alimentação saudável, cuidados com alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.