Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Os Mitos da Musculação

Existem diversos mitos sobre musculação, sendo que apesar de alguns serem realmente verdade, a maioria são totalmente falsos (Autor: McVaio)

Existem diversos mitos sobre musculação, sendo que apesar de alguns serem realmente verdade, a maioria são totalmente falsos (Autor: McVaio)

Existem diversos mitos sobre musculação, sendo que apesar de alguns serem realmente verdade, a maioria são totalmente falsos.

Conheça treze desses mitos:

[-] Índice de conteúdos

1 – Você pode adquirir o corpo de um culturista profissional, sem tomar esteróides, apesar de  demorar mais tempo.

Isso não é verdade! Para ter o corpo que têm, os culturistas profissionais têm que tomar esteróides. No entanto, você pode conseguir um corpo bastante musculado, sem recorrer a esteróides.

2 – Se quiser ficar realmente grande, você precisará de ingerir uma dieta muito rica em calorias

Isso é verdade. Se você quiser ficar muito grande, é importante ingerir muitas calorias. No entanto, o resultado será um acúmulo de gorduras, que talvez não seja o seu objectivo. Se o seu objectivo for o de desenvolver um físico grande mas estético, então é melhor ir com calma e aconselhar-se adequadamente.

3 – Independentemente da quantidade de calorias que você ingere, se a sua dieta for baixa em gordura, então também não irá ganhar gordura

Falso. Se você não ingerir gordura mas ingerir muitas calorias, por exemplo sob a forma de carboidratos, você irá acumular gorduras à mesma.

4 – Quanto mais você treinar, mais músculo irá ganhar

Esse é um dos maiores erros. Se você treinar os seus músculos em excesso, não lhes irá dar tempo para recuperar e o crescimento será igual a zero.

5 – Quanto mais tempo durar o seu treino, melhor

Isso também não é verdade. Tudo depende do tipo de treino que você faz.

6 – Você não tem de ser forte para poder ser musculoso

Correto. Por diversos motivos, mesmo as pessoas que possuem níveis semelhantes de massa muscular, variam muito em termos de força.

7 – Os melhores programas de treino para os culturistas profissionais, são os melhores para todas as pessoas

Errado. A capacidade de um culturista é muito superior à da grande maioria das pessoas. Por isso, o seu programa de treino deve ser adaptado às suas necessidades.

8 – É impossível ganhar músculo com uma dieta de défice calórico negativo

Não é bem assim. Isso é possível, mas apenas recorrendo a determinadas drogas, o que não será muito bom para os meros mortais.

9 – Você não pode ganhar volume se treinar apenas uma vez por semana

Errado. Você dificilmente ganhará músculo se treinar com muita frequência. Mas se você deixar espaços de tempo grandes entre treinos, os seus músculos crescerão mais facilmente. Uma semana pode ser o tempo ideal entre treinos.

10 – Deve descansar cerca de 45 segundos entre séries

Isso é verdade se você estiver a tentar melhorar a saúde cardiovascular ou a tentar perder alguma gordura corporal. No entanto, para conseguir desenvolver massa muscular, terá de dar tempo suficiente as músculos para recuperarem completamente.

11 – Você deve usar equipamentos sofisticados de musculação para conseguir obter os melhores ganhos

Falso. As máquinas complexas que teoricamente proporcionam aos seus músculos o “treino definitivo”, são muito menos eficientes que as boas e velhas barras e halteres.

12 – Se alguém fizer centenas de abdominais por dia, conseguirá obter uma cintura fina e com abdominais bem visíveis

Isto também é falso. Não existe redução localizada. Se você fazer centenas e centenas de séries de um determinado exercício de abdominais, o que você irá conseguir é obter músculos abdominais firmes, mas mas isso não irá resultar em nada para eliminar a gordura da sua cintura.

13 – Treinar por instinto é a melhor forma de promover ganhos

Completamente falso. Se os culturistas seguissem os seus instintos eles não treinavam. Iam para casa, bebiam uma cerveja e esperavam pelos resultados. A melhor forma de conseguir ganhos é consultar um personal trainer que o irá aconselhar sobre o melhor método para conseguir os resultados pretendidos.

Existem muitos outros mitos relacionados com a musculação. O melhor para saber se são realidade ou não, o melhor é perguntar directamente a um entendido no assunto. Você ficará surpreso com o que irá descobrir.

Avalia este conteúdo
1.925/5 (3 votos)
Etiquetas: massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.