Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Os Benefícios da Vitamina A

Apesar de ser essencial para o funcionamento do corpo humano, o nosso organismo não tem a capacidade de fabricar Vitamina A.

Por isso, essa vitamina só pode ser obtida através da nossa alimentação, sendo portanto muito importante que você prepare pratos bem coloridos e variados no seu dia-a-dia.

Mesmo assim, apesar de não fabricar vitamina A, o nosso corpo tem a capacidade de armazenar vitamina A, pelo que, não há qualquer problema em se ingerir mais do que é necessária, pois a vitamina A que não é gasta fica reservada para quando for necessária.

Mas, porque é a vitamina A necessária?

[-] Índice de conteúdos

Benefícios da Vitamina A

A vitamina A é essencial para o crescimento e também para o desenvolvimento de crianças. Além disso, esta vitamina atua como antioxidante e é de enorme importância para que os olhos funcionem bem pois a vitamina A ajuda a proteger a córnea.

Outro dos benefícios é o papel importante que desempenha durante a gravidez para o desenvolvimento do feto. E ainda, a vitamina A ajuda na manutenção do sistema imunológico, desempenhando um papel significativo na defesa do organismo e possibilitando uma recuperação mais rápida.

Por outro lado, a deficiência da vitamina A pode ser responsável por problemas de saúde como as dificuldades no crescimento das crianças, a dificuldade de ver no escuro, conhecida como cegueira noturna, o aumento de infecções respiratórias e diarréias.

Fontes de Vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada nas carnes, fígado, óleos de peixe, gema de ovo e leite integral.

Composição Química da Vitamina A (Autor: Imagem em domínio público)

Composição Química da Vitamina A (Autor: Imagem em domínio público)

Já a provitamina A está presente nas frutas e legumes, tais como o espinafre, abóbora, cenoura, manga, pêssego, abacate e outros.

Além destes, existem ainda muitos cereais de pequeno-almoço, sumos e alimentos secos que são ricos em vitamina A. E existe uma grande variedade de frutas e vegetais que contêm beta-carotenos.

No caso das pessoas que não conseguem manter uma alimentação equilibrada, então é importante que se tente obter esta vitamina através da suplementação.

Suplementos com Vitamina A

Ao longo dos tempos surgiram vários estudos que relacionavam a vitamina A e o cancro. O que aconteceu foi que os investigadores passaram a analisar se as pessoas podiam reduzir o risco de cancro por tomarem suplementos de beta-carotenos que o corpo consegue mais tarde transformar em vitamina A.

Outra possibilidade é a de tomar a vitamina A na sua forma activa, também conhecida como retinol.

Apesar de, de forma natural, não ser fácil conseguir adquirir vitamina A, é fácil consegui-la através de suplementos. Ao contrário do que acontece com a vitamina A, os beta-carotenos são uma forma de consumir esta vitamina de forma não tóxica. Isso acontece devido à capacidade que o nosso corpo tem de transformar em vitamina A os beta-carotenas, apenas na quantidade que necessitamos.

Por esse motivo, o ideal é escolher um suplemento alimentar que contenha a vitamina A sob a forma de beta-carotenos. Isso tem levado a que muitos fabricantes de suplementos vitamínicos esteja a reduzir a quantidade de vitamina A existente nos seus produtos, substituindo-a por beta-carotenos.

Há no entanto um cuidado que, principalmente os fumadores precisam ter, que é evitar altas doses de suplementos simples de beta-carotenos pois isso pode aumentar o risco de cancro. Além disso, também não há nenhumas vantagens em alguém tomar um suplemento que contenha apenas beta-carotenos.

Quantidade de Vitamina A Necessária

Segundo os médicos, recomenda-se o consumo de 900 microgramas de vitamina A para os homens e aproximadamente 800 microgramas para as mulheres.

No máximo, alguém poderia tomar cerca de 3000 microgramas de vitamina A pois o excesso desta vitamina faz com que o risco de fratura da anca aumente e interfere diretamente com a assimilação e benefícios da vitamina D.

Avalia este conteúdo
2.825/5 (20 votos)
Etiquetas: benefícios da vitamina a, fontes de vitamin a, suplementos, suplementos vitamina a, vitamina a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.