Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


As Proteínas Fazem Bem à Saúde?

O ovo é um das melhores fontes de proteína (Autor: Pietro Izzo)

O ovo é um das melhores fontes de proteína (Autor: Pietro Izzo)

As proteínas são um dos três nutrientes que o corpo utiliza para gerar energia sendo que os outros dois são as gorduras e os carboidratos.

Mas, o que são proteínas?

Bem, as proteínas são moléculas formadas por imensas cadeias de aminoácidos.

Assim, quando alguém come queijo, carne, ovos ou toma um copo de leite, então a pessoa está a ingerir proteínas que são fundamentais para a construção muscular.

Sem as proteínas não valeria a pena alguém praticar exercícios físicos com o objetivo de ganhar músculos, por que aconteceria exatamente o contrário, ou seja, a pessoa passaria a “perder” massa muscular por que o seu corpo acabaria por quebrar o seu atual tecido muscular para obter energia.

Assim, podemos dizer que a proteína é um macronutriente essencial a nossa alimentação, desempenhando diversas funções que são importantíssimas para o nosso organismo.

[-] Índice de conteúdos

A Importância das Proteínas Para o Crescimento Muscular

Uma das formas mais eficazes de se conseguir o aumento da massa muscular magra é aliando um aumento da ingestão de proteína com treinamento de musculação, ou de resistência. Assim, o que acontecerá é que, o tecido muscular estará a ser consertado ou substituído continuamente. Além disso, para que consiga obter melhores resultados, a pessoa deverá manter o balanço de nitrogênio positivo.Quando alguém ingere poucas proteínas, a pessoa irá confundir o seu corpo que não consegue reparar tudo o que precisa. Assim sendo, o músculo pode ser perdido.

Além de as proteínas serem fundamentais para o fortalecimento muscular, elas são também necessárias para:

– Preservar o tecido muscular durante os treinos e a dieta;- Construir e manter os apropriados níveis hormonais;- Manter um nível de PH correto no sangue;- Manter o adequado funcionamento do sistema imunológico do organismo;- Substituir os carboidratos quando estes não se encontram disponíveis, servindo assim de fonte de energia.

Visto que o corpo humano tem 30% mais de dificuldades para digerir alimentos ricos em proteínas, do que para processar carboidratos e gorduras, pode-se dizer que os alimentos ricos em proteínas são mais termogénicos. É por isso que, uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo da pessoa e auxilia na perda de gordura.

Por outro lado, a baixa ingestão de proteínas não possibilita que o corpo da pessoa metabolize corretamente a gordura como fonte de energia, acabando assim a consumir tecido muscular para suprir essa necessidade. É por isso que quando alguém faz uma dieta pobre em proteínas, normalmente essa pessoa passa a sentir-se fraca e cansada.

Benefícios Para a Saúde

Consumir a quantidade ideal de proteínas resulta em inúmeros benefícios para a saúde. Alguns desses benefícios são os seguinte:- Anabolismo: A ingestão regular de proteínas mantém o corpo da pessoa em estado anabólico.

Ou seja, o corpo passa a contruir, em vez de destruir, o tecido muscular.- Insulina: As proteínas ajudam o corpo a manter níveis mais baixos de insulina no sangue, sendo esse um fator na regulação da energia adequada.- Regulação da produção de hormonas do crescimento: manter níveis adequados de hormonas de crescimento é essencial para uma saúde impecável.

Quando alguém consome bastantes proteínas, essa pessoa está a assegurar que seu corpo tem os blocos de construção necessários para a construção das hormonas de crescimento.

Por outro lado a deficiência de proteínas desacelera o metabolismo, e pode levar à perda de massa muscular, baixa densidade óssea, e vários outros problemas de saúde.

Suplementos Alimentares

Assim, chegamos à conclusaão que a ingestão diéria e regular da quantidade certa de proteínas é muito importante.

Se você faz musculação, dificilmente conseguirá pela sua dieta diária fornecer ao seu corpo a quantidade necessária de proteínas. Por isso, muito provavelmente você precisará tomar suplementos à base de proteínas.

Existem muitos suplementos alimentares à base de proteínas no mercado mas, isso não significa que todas as variedades sejam realmente benéficas para a sua saúde e para as suas necessidades.

Assim, é importante que, antes de começar a tomar qualquer suplemento de proteínas, você consulte primeiro o seu médico ou nutricionista.

Avalia este conteúdo
3.2/5 (52 votos)
Etiquetas: as proteínas fazem bem à saúde?, benefícios da proteína, exercícios físicos, fontes de proteína, massa muscular, massa muscular magra, proteínas, suplementos, suplementos alimentares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.