Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Benefícios da Ginástica Aeróbica

  • Português

Uma das formas de fazer exercício físico para estar em forma é a ginástica aeróbica.

Salas de ginástica onde alunos concentrados se aplicam nos exercícios é um cenário comum em qualquer ginásio.

Mas se não é pessoa de estar condicionado a séries de exercícios num estado de plena concentração nos mesmos, então este artigo é para si.

Sabemos que cada vez mais o stress do dia-a-dia nos faz sentir necessidade de fazer tarefas variadas e divertidas nos tempos livres.

Manter a boa forma física é e deve ser uma prioridade. Mas se esta num ginásio apenas para cumprir o plano de exercícios, talvez esteja na altura de experimentar outras modalidades de ginástica.

[-] Índice de conteúdos

O Que é a Ginástica Aeróbica

A ginástica aeróbica é um desses exemplos. Conjuga exercício físico com dança. Cada sala de ginástica desta modalidade está repleta de música e agitação que provocam envolvimento e bem-estar a cada movimento. Geralmente orientadas por um professor, as aulas decorrem num ambiente descontraído em que cada exercício e cada movimento são encarados com alegria e entusiasmo.

E apesar de divertida, esta modalidade consegue prestar o acompanhamento necessário a cada aluno.

Alunos com diversos níveis de desenvolvimento podem partilhar da mesma aula. O professor procederá ao seu a

Se esta num ginásio apenas para cumprir o plano de exercícios, talvez esteja na altura de experimentar outras modalidades de ginástica

Se esta num ginásio apenas para cumprir o plano de exercícios, talvez esteja na altura de experimentar outras modalidades de ginástica

companhamento e dará indicações para que os seus alunos beneficiem em pleno desta prática.

As aulas duram em média sessenta minutos e aconselha-se uma frequência semanal de duas a três aulas por semana para poder alcançar os resultados esperados. Esta modalidade também esta disponível em modalidade de competição em alguns ginásios.

Benefícios da Ginástica Aeróbica

Por serem compostas de movimentos rítmicos dinâmicos, as aulas de aeróbica são favoráveis não só ao espírito como ao corpo. A ginástica aeróbica é benéfica também para o seu bem-estar geral. Possibilita uma maior socialização e elevação da auto-estima. Alivia o stress e melhora a boa disposição.

Coordenação motora e fitness ao som da música são as suas principais características. Melhora o desempenho cardiovascular, fortalece os músculos tendo em conta os exercícios realizados, melhora a circulação sanguínea, aperfeiçoa a postura e permite que se sinta em forma. Os exercícios aeróbicos de forma rítmica e continuada exercitam a respiração e aumentam o ritmo cardíaco, o que faz com que exista uma maior oxigenação dos músculos a um ritmo constante.

São benéficos também no controle da tensão arterial e na redução do índice de gordura no sangue. Na realidade a ginástica aeróbica é das modalidades mais completas não fosse a palavra em si, Aeróbica, significar “oxigénio”, esse bem essencial para que o nosso organismo funcione em pleno.

Cuidados a Ter com a Ginástica Aeróbica

Quando se trata de praticar qualquer tipo de actividade física é fundamental nutrir o seu corpo com os melhores alimentos. Recordamos que toda e qualquer actividade física deve ser conjugada com uma alimentação equilibrada. Quando conjugada com uma alimentação equilibrada permite fortalecer o sistema imunológico e repõe os níveis de energia necessários.

Procure alimentar-se antes de uma aula de ginástica aeróbica mas tenha cautela para não cometer excessos. A dose suficiente de alimentos fará com que possa realizar os exercícios com a resistência adequada, enquanto que os excessos poderão provocar sensação de mal estar.

Fazer um aquecimento é algo fundamental antes de qualquer exercício físico. Cerca de dez minutos no início da aula e dez minutos no final serão suficientes.

Vista roupa confortável e calçado adequado.

Recomenda-se cautela no momento de escolher os pesos. Um peso exagerado e inadequado pode sobrecarregar a coluna, as articulações, ombros, braços e cotovelos provocando danos. Peça aconselhamento ao seu professor para evitar situações desfavoráveis.

Procure um ginásio perto de si e experimente esta prática. Veja os resultados que poderá alcançar para a sua saúde.

Avalia este conteúdo
3.225/5 (196 votos)
Etiquetas: benefícios da ginástica aeróbica, cuidados a ter com a ginástica aeróbica, ginásio, ginástica aeróbica, o que é a ginástica aeróbica
8 comentários sobre “Benefícios da Ginástica Aeróbica
  1. Tainara says:

    Muito bom para a saúde!

  2. Luzia Nhanga says:

    Quando pratico me sinto muito bem!

  3. maria eduarda says:

    eu gostei obg pela aguda bjs *_*

  4. jesus e o caminho says:

    Quando faz fico mais leve

  5. luiza silva says:

    otimo dica

  6. Iara says:

    Não era oq eu queria Mas serviu

  7. Fabiana oliveira says:

    Nossa eu amei esse conceito de ginastica aeorobica para iniciantes de bom dia vou muito dança essa ginástica aerobica ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤????????????????????????

Leave a Reply

Your email address will not be published.