Índice de Massa Corporal

O índice de Massa Corporal (IMC) é a medida utilizada para o cálculo do peso ideal através da relação entre a gordura corporal e a altura de cada pessoa. Este índice foi desenvolvido por Lambert Quételet e é considerado como um dos métodos mais eficazes para explorar e prevenir a ocorrência e o desenvolvimento da obesidade, sendo que foi adoptado pela OMS como método de utilização.

Matematicamente, o IMC é calculado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado da sua altura. Por exemplo, para uma pessoa que tenha 65 kg e 1,60m, o seu IMC vai ser de 25,39 kg/m2.

Tendo em conta este cálculo, o IMC segue uma classificação que permite agrupar os diferentes níveis de obesidade de cada pessoa. Assim, se o IMC for inferior a 18,5 é classificado como magreza, se for entre 18,6 e 24,9 é saudável e se for acima de 25,0 e até 29,9 é considerado peso em excesso. O grau de obesidade começa a partir dos 30,0 e até os 34,9 como obesidade de Grau I, superior a 35 e até 39,9 como Obesidade de grau II e por fim a obesidade de Grau III que é caracterizada por um IMC superior a 40, sendo que neste caso se trata de um caso de obesidade mórbida. Devido ao facto de as crianças apresentarem propriedades que as diferenciam dos adultos, os especialistas criaram um IMC focado nas crianças que é calculado através da idade e também do seu género.

No entanto, e apesar de este ser um método bastante preciso, apresenta alguns pontos negativos como por exemplo o facto de pessoal com elevada quantidade de músculos não serem necessariamente gordas apesar do seu elevado IMC. Além disso, este método também não pode ser aplicado a crianças e idosos, apresentando também algumas limitações em termos de etnias. Não esquecer também que, atletas e mulheres grávidas ou a amamentar representam grupos de difícil análise do IMC.

Apesar destas limitações, o cálculo do IMC é considerado com um método bastante eficaz para determinar o nível de obesidade, sendo que o método mais preciso é a medição da gordura do corpo de cada pessoa.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma