Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Quantas Calorias Devo Ingerir Diariamente?

Um hambúrguer aqui, um refrigerante ali, mais a batatinha-frita e – claro! – a sobremesa para fechar com chave de ouro.

Nada como um belo lanche de vez em quando, não é mesmo?

Mas, então, vem a pergunta: quantas calorias eu ingeri nessa brincadeira toda?

Os mais desesperados são viciados na leitura das informações nutricionais que vem nos produtos alimentícios, e já saem fazendo as contas, torcendo para o resultado não ultrapassar a quantidade de calorias que deve comer. Mas qual é essa quantidade, mesmo?

Regra geral, as embalagens dos produtos e os especialistas generalizam o valor para 2000 calorias por dia.

[-] Índice de conteúdos

Quantidade de Calorias

Mas todos avisam: os valores variam de pessoa para pessoa. Como você pode saber, então, quanto deve comer por dia? Podemos apresentar alguns pontos importantes e que você deve levar em consideração para chegar à resposta certa:

A quantidade de calorias que devemos ingerir depende muito de pessoa para pessoa (Autor: Mikadiou)

A quantidade de calorias que devemos ingerir depende muito de pessoa para pessoa (Autor: Mikadiou)

1) Qual é o seu peso? Você está satisfeito com ele ou quer ganhar ou perder quilos? Caso esteja satisfeito, a quantidade de calorias que ingere diariamente está de acordo com o seu metabolismo e estilo de vida. Caso ache que precisa perder ou ganhar peso, é necessário fazer algumas adaptações, comendo menos ou mais.

2) Quais atividades você faz durante o dia? Não espere que um atleta de maratona tenha a mesma dieta alimentar que você: possivelmente, durante seus treinamentos e corridas, esse atleta gasta muita energia, e essa precisa ser reposta – e, assim, ele precisa comer mais do que as 2000 calorias padrões. Agora uma pessoa que passe o dia inteiro sentado na frente de um computador e sem fazer exercícios físicos possivelmente terá que comer menos que esse valor diário.

3) Como é seu metabolismo? Algumas pessoas passam o dia inteiro comendo e não engordam. Outras têm a impressão de que só precisam olhar para a comida para ganhar peso. Isso deve ser levado em conta quando pensamos em quantas calorias ingerir – pessoas que têm facilidade para emagrecer podem comer mais do que aquelas que não têm.

Assim sendo, a quantidade de calorias que devemos ingerir depende muito de pessoa para pessoa. Para saber se está comendo mais ou menos do que deveria, estude seus hábitos alimentares e veja se estão adequados a você. Se estiverem, perfeito. Se não estiverem, veja como pode modificar.

Mas não se esqueça: não importa apenas quantas calorias são ingeridas diariamente, mas também a qualidade dos produtos ingeridos. Para uma alimentação saudável é imprescindível ter um cardápio equilibrado. Afinal, um hambúrguer é bom, sim, mas todos os dias faz mal, não é?

Avalia este conteúdo
4.45/5 (4 votos)
Etiquetas: consumo calórico diário, dieta, exercícios físicos, ganhar peso, número de calorias diárias, quantas calorias diárias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.