Como Controlar a Ansiedade no Local do Trabalho

A ansiedade nos locais de trabalho é algo que não se consegue evitar e que a grande maioria dos trabalhadores sentem com mais ou menos intensidade.

Embora a ansiedade seja muitas vezes necessária para o melhor desempenho, pode no entanto, tornar-se prejudicial contribuindo para as doenças cardíacas. Para evitar a ansiedade nos locais de trabalho existem atitudes que todos nós devemos saber e adotar nos locais de trabalho evitando assim, momentos de aflição futura.

Manifeste Sempre a Sua Opinião

Com todo o respeito e educação deve exprimir os seus sentimentos em relação às atitudes das pessoas que o estão a incomodar e a irritar. Caso contrário vai ficar a pensar no assunto e vai sentir a ansiedade a crescer e sua saúde a enfraquecer.

A ansiedade nos locais de trabalho é algo que não se consegue evitar e que a grande maioria dos trabalhadores sentem com mais ou menos intensidade (Autor: Radioactive-Raccoon @ DeviantArt)

A ansiedade nos locais de trabalho é algo que não se consegue evitar e que a grande maioria dos trabalhadores sentem com mais ou menos intensidade (Autor: Radioactive-Raccoon @ DeviantArt)

Aprender a Dizer Não

Dizer não às responsabilidades que lhe querem incutir e que sabe que não vai conseguir manter é também uma manifestação de responsabilidade. Aceitar uma função sabendo que não vai conseguir atingir os objetivos vai criar muita ansiedade. Dizer não, não é sinal de fraqueza mas sim de que conhecemos as nossas capacidades, melhorando desta forma a nossa autoestima e a confiança que os outros têm em nós.

Mantenha Sempre o Seu Local de Trabalho Organizado

Em relação aos móveis, se as coisas estiverem nos seus locais corretos a produtividade aumenta e diminui a ansiedade gerada pela procura. Pode sempre alterar a disposição das coisas de vez em quando, desde que não prejudique o seu trabalho e o dos outros.

No que diz respeito às pessoas tente dispensar o menos tempo possível àquelas que lhe causam ansiedade ou irritabilidade.

O caminho para o trabalho ou o regresso a casa deve ser feito por estradas pouco movimentadas, sempre que possível, ainda que sejam mais longas. O trânsito aumenta muitas vezes a ansiedade.

Faça Uma Boa Gestão do Tempo

A má gestão do tempo ou a sua ausência é geradora de stress razão pela qual se deve fazer uma lista das tarefas a desenvolver. Gerir o tempo em função das tarefas necessárias mantem a calma e a produtividade. Se a lista for demasiado grande para um só dia de trabalho, tente organizar as tarefas por prioridades dando mais atenção aquelas que são consideradas mais necessárias.

Não Almoce Enquanto Trabalha

A pausa para o almoço é fundamental, Se comer sob pressão a digestão fica comprometida assim como a absorção dos nutrientes necessários aumentando a irritabilidade e a ansiedade.

Faça Uma Alimentação Equilibrada

A alimentação é fundamental para um corpo sem ansiedade. A alimentação contribui para o fornecimento de nutrientes necessários à garantia de energia mental e física, só assim é possível o desenvolvimento das suas atividades na perfeição.

Faça Pausas Enquanto Trabalha

Faça uma pausa pela manhã e outra durante a tarde. Aproveite as citadas pausas para sair da sua sala de trabalho (onde provavelmente existe ar condicionado) e vá respirar ar puro. O ar puro revitaliza as forças e mantem uma melhor energia mental.

Não Caia nas Tentações da Internet

Se tem no seu local de trabalho acesso à internet não cai na tentação de dar apenas uma espreitadela. Essa atitude vai levá-lo a perder tempo, elimina a atenção nas atividades a desempenhar e não vai conseguir concluir a lista de tarefas que delineou para o seu dia de trabalho. Se pretende consultar algo que seja muito importante estabeleça diariamente uma hora concreta para o fazer.

Diga Não ao Sedentarismo

Ficar sentado no sofá ignorando as atividades físicas aumenta a probabilidade, como todos sabemos, da ocorrência das doenças cardíacas. Esta razão é mais que suficiente para dedicar algum tempo do seu dia ao exercício físico. A prática das atividades físicas aumenta a sensação de bem-estar diminuindo a ansiedade.

Marcado com: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma