Como Saber Se É Alérgico a Alguns Alimentos

Se você sentir inchaços, cãibras, gases ou diarreia depois de comer, poderá ter ou não uma alergia alimentar. Responder às seguintes perguntas pode ajudá-lo a perceber se tem uma alergia alimentar e não uma mera intolerância alimentar ou qualquer outro problema.

  • Se você se sentiu mal ou se sentiu algo fora do normal após uma refeição, houve mais alguém que se tivesse sentido assim na mesma altura? Se as pessoas que comeram a mesma comida também se sentiram doentes, é possível que tenha ingerido comida estragada e não um alérgeno.
  • Sente comichão na boca depois de ter comido um alimento suspeito? Este é muitas vezes o primeiro sintoma de uma reação alérgica, porque os lábios, a língua, o palato e a garganta são os primeiros a entrar em contacto com o alimento. Quando estas zonas reagem, este conjunto de sintomas recebe por vezes o nome de “síndrome de alergia oral”. A síndrome de alergia oral é bastante mais comum em pessoas com alergias e esta síndrome costuma estar associada a alimentos específicos tais como a melancia, a meloa, o melão e as bananas. Assim, se você sentir a síndrome de alergia oral em reação a estes ou a outros alimentos, é provável que seja alérgico.

    Se você sentir inchaços, cãibras, gases ou diarreia depois de comer, poderá ter ou não uma alergia alimentar (Autor: Vegan Feast Catering)

    Se você sentir inchaços, cãibras, gases ou diarreia depois de comer, poderá ter ou não uma alergia alimentar (Autor: Vegan Feast Catering)

  • Fica cheio de borbulhas depois de comer certos alimentos? A urticária ou as erupções cutâneas encontram-se entre as mais comuns reações alérgicas aos alimentos. No entanto, as manifestações cutâneas possuem uma imensa diversidade de causas além das alergias alimentares e, apesar de as alergias alimentares causarem com frequência crises agudas de urticária, raramente são responsáveis pela urticária crónica.
  • Sente dificuldade em repirar depois de comer certos alimentos? Um alérgeno alimentar pode afetar a respiração, causando a dilatação da traqueia, e também pode afetar os pulmões. Os asmáticos correm um risco acrescido. No entanto, pode haver variadíssimos fatores responsáveis por um ataque de asma que não os alimentos.
  • O seu mal estar começa num lapso de 45 minutos depois de comer? A maioria das reações alérgicas ocorre num lapso de tempo de 45 minutos. E algumas reações podem ser imediatas. Se a sua reação for retardada em algumas horas, é provável que se trate de uma intolerância alimentar e não de uma alergia. O método para prevenir esses sintomas é o mesmo em ambos os casos: evitar esses alimentos.
  • Tem outras alergias não alimentares? As alergias alimentares são mais comuns em pessoas que apresentam outros tipos de alergia. Se for alérgico a gatos ou à erva-de-santiago, por exemplo, corre um risco mais elevado de desenvolver uma alergia alimentar. As alergias alimentares também podem piorar a asma e as doenças de pele, tais como eczema.
Etiquetas: alergia a alimentos, alergia alimentar, alergias alimentares, cãibras, diarreia, diarreia depois de comer, dilatação da traqueia, erupções cutânea, gases, inchaços, reação alérgica, síndrome de alergia oral, urticária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.