Polidipsia Uma Condição Sintomatológica

A polidipsia é para muitos desconhecida, dado que não é um termo que seja pronunciado recorrentemente.

Não se pense que este termo designa uma doença, pois isso é um erro; refere-se antes a uma condição sintomatológica que consiste em apresentar sede em demasia.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas da Polidipsia

Assim, este sintoma é referenciado quando os pacientes sentem uma enorme vontade de ingerir líquidos, devido a diversas causas.

Este não é um sintoma que costume aparecer isoladamente no organismo de um indivíduo, mas que se faz acompanhar de outras condições sintomatológicas, tais como a poliúria (aumento de produção e consequente excreção de urina) e a polifagia, isto é, quando se sente necessidade de comer mais.

Tal acontece, uma vez que a polidipsia é causada por uma grande perda de água por parte do organismo, nomeadamente através da urina.

Esta anormal quantidade de água perdida pode dever-se a diversas causas, entre as quais se destacam um mau funcionamento dos rins, ou ainda a presença de grandes quantidades de sais no sangue.

O Que é a Polidipsia

A polidipsia é uma condição sintomatológica que pode estar associada a várias doenças do indivíduo. Assim sendo, uma das doenças que mais se relaciona com este sintoma são vários tipos de diabetes:

  1. Diabetes mellitus: resultante da insuficiência de produção de insulina pelo organismo, o plasma fica repleto de glícidos, que são expulsos do corpo através de grandes quantidades de urina. Como tal, o indivíduo necessita de reequilibrar as quantidades de água no seu corpo;
  2. Diabetes renal: patologia resultante da incapacidade dos rins de reabsorverem água nestes órgãos, pelo que a quantidade de água expulsa na urina é maior, o que obriga o organismo a um maior consumo de água;
  3. Diabetes hipofisária: falha na produção da hormona antidiurética, sendo que a urina expulsa possui pouca concentração de sais, pelo que é necessário repor água no organismo;
  4. Outro tipo de diabetes menos comuns…

Deste modo, compreende-se que este é um sintoma usual estre os diabéticos, dado que o corpo necessita de compensar as grandes quantidades de água perdidas.

Não admira portanto que esta patologia apresente uma designação cuja raíz da palavra significa “água entra e sai”.

Em suma, esta é uma condição sintomatológica que merece os maiores cuidados e atenções por parte do paciente, que deve deslocar-se ao médico se este sintoma persistir.

Apesar de não ser indiciadora de nenhuma doença extremamente grave a fatal para o organismo, poderá ajudar no diagnóstico de certas doenças que devem ser controladas periodicamente pelo indivíduo.

Etiquetas: o que é a polidipsia, sintomas da polidipsia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.