Conheça o Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma doença do foro da psiquiatria e que afeta algumas pessoas em todo o mundo. Consiste numa doença que é caracterizada por bruscas e acentuadas mudanças de humor tendo pelo meio períodos com um humor bastante normal, isto é uma pessoa pode oscilar entre momentos de grande tristeza e momentos de grande alegria.

Em casos mais graves a euforia também pode estar presente assim como a depressão.

A gravidade da situação pode ser acentuada em consequência do transtorno bipolar ser muitas vezes confundido com mudanças de humor espontâneas decorrentes das dificuldades do dia-a-dia e que não apresentam soluções fáceis causando por vezes o desespero.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas do Transtorno Bipolar

Para que não surja esta confusão e para que se possa instituir um tratamento adequado (porque o transtorno bipolar necessita sempre de tratamento) é necessário que os sinais e sintomas sejam bem conhecidos. A sintomatologia consiste na citada alteração de humor e em alguns sinais que diferem da fase depressiva para a fase eufórica.

O transtorno bipolar é uma doença do foro da psiquiatria e que afeta algumas pessoas em todo o mundo. É caracterizada por bruscas mudanças de humor. (Autor: Sasha Wolff)

O transtorno bipolar é uma doença do foro da psiquiatria e que afeta algumas pessoas em todo o mundo. É caracterizada por bruscas mudanças de humor. (Autor: Sasha Wolff)

Sintomas da Fase Depressiva

A irritabilidade, o desespero, ausência de sentimentos de prazer e de alegria, tristeza, angustia e sensação de vazio, desânimo, preguiça, cansaço fácil e frequente, falta de energia física e de energia mental. Podem também estar presentes pensamentos negativos, pessimismo, sensação de fracasso, sentimento de culpa, insegurança, medo e baixa de autoestima.

Fisicamente pode haver falta ou aumento de apetite com perda ou aumento de peso. As insónias ou demasiado sono assim como as alucinações e os delírios são também sintomas que a caraterizam. Para além de todos os anteriores podem verificar-se também a falta de interesse e de iniciativa e ideais suicidas em casos mais graves.

Sintomas da Fase Eufórica

Nesta fase podem ser verificados os seguintes sintomas: uma alegria exagerada e de longa duração, sensação de grandeza e de poder inexistente, demasiado otimismo e autoconfiança, irritabilidade e falta de paciência, pensamentos rápidos, verborreia, fácil distração, agitação física e mental, dificuldade em conciliar o sono e hiperatividade sexual. Nos casos considerados mais graves podem estar presentes os delírios e as alucinações, o uso excessivo de álcool e drogas, desinibição exagerada, comportamentos inadequados e ideias suicidas.

Marcado com: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma