Como Agir No Caso de Ser Vítima de Um Enfarte

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais. Muitos deles ocorrem quando a pessoa se encontra acompanhada, podendo a vitima ser socorrida adequadamente ou ser pedido auxilio às autoridades competentes.

No entanto, muitos acontecem quando a pessoa se encontra sozinha, sendo muitas vezes incapaz de pedir socorro atempadamente porque desconhece os sinais e sintomas do ataque de que está a ser vítima.

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais (Autor: pescm.blogspot.com)

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais (Autor: pescm.blogspot.com)

Para que possa socorrer-se a si mesmo é necessário que se tenha conhecimento da sintomatologia desta patologia de forma a pedir ajuda de imediato dado que, quanto mais rápida esta chegar, maior será o seu êxito. Os casos mortais acontecem na sua maioria na primeira hora após o enfarte por isso não hesite em pedir ajuda se sentir um dos seguintes sintomas:

  • Dor compressiva no peito acompanhada por vezes de falta de ar
  • Suores frios
  • Enjoos
  • Palidez

São estes os sinais mais frequentes embora as estatísticas refiram que cerca de doze por cento dos enfartes cardíacos ocorrem com a presença de outros sintomas como:

  • Dor nas costas
  • Dor nos maxilares
  • Dores de estômago

No caso de ir a conduzir pare imediatamente e peça socorro. Não se dirija sozinho ao hospital ou num carro de alguém que apareça. Estes doentes devem ser transportados em veículos preparados para o efeito e devidamente acompanhados. Transportar uma vítima de enfarte num carro inapropriado e sem acompanhamento adequado pode ser fatal sendo por isso preferível esperar por uma ambulância e por pessoal creditado.

Enquanto espera por socorro permaneça em repouso, desaperte as roupas, retire os sapatos, mantenha-se num local arejado e com a maior calma possível. Faça tudo isto sem exigir grande esforço ao seu corpo uma vez que este pode piorar a situação.

Etiquetas: coração, dor compressiva no peito, dor nas costas, dor nos maxilares, dores de estômago, enfarte, enjoos, palidez, suores frios, vítima de enfarte
Um comentário sobre “Como Agir No Caso de Ser Vítima de Um Enfarte
  1. moises n.f. marcionilo disse:

    muito bom interessante continue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.