Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Artrite

  • Português

A artrite é uma doença inflamatória que atinge as articulações e cuja sintomatologia tem a capacidade de alterar negativamente a qualidade de vida de quem a apresenta.

Esta é uma doença de tal maneira debilitante que as tarefas mais básicas transformam-se em atividades complexas e quase impossíveis de realizar.

As artrites são muitas vezes consideradas como se fossem crises de reumatismo cuja origem é na maioria das vezes desconhecida, embora se saiba no entanto, que alguns fatores genéticos, orgânicos e ocupacionais podem ser responsabilizados pelo seu aparecimento.

Existem alguns ambientes como é o caso de ambientes húmidos que podem despertar a artrite.

[-] Índice de conteúdos

Classificação da Artrite

São as pessoas adultas bem como as mais idosas as que mais sofrem desta doença e a classificação da mesma é feita baseando-se nas causas, nos locais do corpo afetado, na idade e na gravidade. Desta forma prevalecem quatro tipos de artrite:

A artrite é uma doença inflamatória que atinge as articulações e cuja sintomatologia tem a capacidade de alterar negativamente a qualidade de vida de quem a apresenta (Autor: James Heilman, MD)

A artrite é uma doença inflamatória que atinge as articulações e cuja sintomatologia tem a capacidade de alterar negativamente a qualidade de vida de quem a apresenta (Autor: James Heilman, MD)

  • A osteoartrite que é considerada uma doença crónica com degeneração da cartilagem articular, dor acentuada e rigidez na movimentação. Este tipo de artrite é mais frequente nas mãos, joelhos e pés.
  • A artrite reumatóide que é uma doença autoimune sistémica caraterizada pela degeneração da cartilagem, pela hipertrofia óssea e dor nos movimentos. São as articulações dos joelhos, as coxo femoral e a coluna são as mais atingidas.
  • A artrite gotosa baseia-se numa reação inflamatória com presença de microcristais de urato. Aparece principalmente nos homens e nas mulheres menopausicas. A região com artrite apresenta-se com calor e dor associada à dor e à febre.
  • A artrite séptica em que uma articulação é acometida por um agente infeccioso como é o caso de fungos, bactérias ou vírus. Esta é a única que atinge as pessoas.

Sintomas da Artrite

A sintomatologia é baseada num conjunto de sintomas que incluem a rigidez nas articulações, a dor ao movimento, edemas e limitação dos movimentos. Geralmente os sintomas aparecem de forma gradual podendo também surgir a crepitação das articulações e as protuberâncias ósseas.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (6 votos)
Etiquetas: classificação da artrite, sintomas da atrite

Leave a Reply

Your email address will not be published.