Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Aumento de Peso na Menopausa

  • Português

[-] Índice de conteúdos

Prevenir o aumento de peso na menopausa

A menopausa é ainda hoje uma fase da vida das mulheres muito temida por estas e pelos seus companheiros.

É vista como o aproximar da velhice e de muitas dificuldades de saúde como é o caso do aumento de peso e das doenças que lhe estão associadas.

A sintomatologia mais frequente e relatada pela grande maioria das mulheres na menopausa é composta pela depressão, pele e mucosas vaginais secas e sem elasticidade, calores durante a noite, alterações do humor, dificuldade em dormir, prazer sexual e diminuído e aumento de peso.

Com um estilo de vida ativo e uma dieta saudável, a mulher pode sentir-se mais confortável durante a menopausa.

Com um estilo de vida ativo e uma dieta saudável, a mulher pode sentir-se mais confortável durante a menopausa.

O aumento de peso nesta fase está relacionado com a quebra dos níveis dos receptores de leptina o que leva a uma diminuição da saciedade e a um aumento do consumo de alimentos. O aumento do sedentarismo, assim como as alterações do estilo de vida levam a um decréscimo do gasto energético.

O Que Fazer Para Não Aumentar de Peso

Para que o aumento de peso não se verifique é necessário que a mulher siga três passos muito importantes e essenciais.

Plano Alimentar Adequado

O número de calorias a ingerir diariamente não pode ser superior ao número de calorias gastas (o que por vezes acontece é exatamente o contrário). Como nesta fase é muito difícil perder peso o melhor mesmo é não se deixar engordar comendo alimentos que proporcionem uma maior saciedade e com poucas calorias.

Hábitos de Vida

Muitas são as mulheres que já chegam à menopausa com excesso de peso. Este aumento de peso tem muitas vezes como base a estabilidade familiar e pessoal, o excesso de sedentarismo e a ausência de cuidados. Assim, inclua nos seus hábitos de vida a prática do exercício físico adequada às limitações físicas apresentadas.

Vigilância da Saúde

Com base na prevenção não se esqueça de visitar o médico regularmente esclarecendo com ele e com a equipa de enfermagem todas as suas dúvidas.

Avalia este conteúdo
2.875/5 (6 votos)
Etiquetas: diagnóstico da menopausa, dieta, menopausa e o aumento de peso, menopausa no geral, sintomas da menopausa

Leave a Reply

Your email address will not be published.