Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Côco

Imagem de Coco (Autor: KoS)

Imagem de Coco (Autor: KoS)

Sabia que os brasileiros têm razão quando consomem côco? Se está a pensar ficar mais saudável ou mesmo emagrecer, esta fruta pode ser a sua ajuda perfeita.

[-] Índice de conteúdos

O Côco Ajuda a Emagrecer

Cientificamente denominado por “cocos nucífera”, o côco é uma fruta da família das “palmáceas”.

O côco é conhecido por ser extremamente gordo, no entanto, a verdade é que este fruto contém apenas duas gorduras designadas por ácido láurico e monolauril. É certo que estas substâncias estão presentes na sua composição em quantidades bastante elevadas, porém, estas duas gorduras são de rápida digestão e combustão.

Ao contrário das restantes, em vez de ficarem armazenadas nas células, são rapidamente transformadas em “combustível” que vai gerar a energia necessária ao nosso organismo. Além disso, acabam igualmente por evitar a acumulação de outras gorduras e, assim, reduzem a percentagem de gordura corporal.

Benefícios do Côco

A quantidade de nutrientes contidos neste fruto variam consoante o seu estado de maturação. Quanto mais amadurecido estiver, maior será a quantidade das gorduras supramencionadas e quanto mais verde estiver, maior a quantidade de vitaminas.

Do côco, somente se podem comer a sua polpa branca e a água. Tanto uma como a outra, podem ser consumidas com o fruto ainda verde ou já maduro. Ambas têm, contudo, diferentes benefícios para a saúde humana.

A água de côco é rica em minerais, tais como o sódio, o potássio, o cálcio, o manganês, o ferro e o magnésio. É excelente para substituir, de vez em quando na época de Verão, o consumo de água dado que tem a capacidade de repor rapidamente os níveis necessários, servindo do mesmo modo para evitar a desidratação. Contém, igualmente, várias vitaminas dos complexos A, B e C, sendo, portanto, um auxiliar antioxidante na proteção dos efeitos dos radicais livres nas células.

Já a polpa do côco tem elevados níveis de fibras, podendo ajudar ao bom funcionamento dos intestinos.

É preciso, todavia, ter atenção ao consumo desta fruta pois, se a água de côco possui cerca de 40 quilocalorias por cada 200 mililitros, cada 100 gramas de polpa de côco contêm em média 370 quilocalorias.

 

Avalia este conteúdo
3.5/5 (6 votos)
Etiquetas: benefícios do côco, coco, propriedades do côco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.