Hematúria

Imagem de Hematúria (Autor: Bobjgalindo)

Imagem de Hematúria (Autor: Bobjgalindo)

A hematúria caracteriza-se pela presença, na urina, de porções de sangue. Segundo a definição correta, desta condição, só se pode afirmar tratar-se de hematúria quando, em duas amostras (no mínimo) de urina se encontram um número igual ou superior a 5 hemácias (ou, por outras palavras, eritrócitos), numa análise a nível microscópico de sedimento urinário.

Contudo a hematúria não é, a maior parte das vezes, uma doença mas sim um sintoma de uma doença ao nível do sistema urinário nomeadamente dos rins. Esta pode ser de fácil tratamento sem grandes efeitos nocivos ou, de tal modo grave, que se torna letal. A hematúria é encontrada, muitas vezes, em análises urinárias de crianças.

Embora sejam de diferentes significados, a hematúria é frequentemente confundida com hemoglobinúria. Esta última caracteriza-se pela presença de hemoglobina nas amostras de urina.

Tipos de Hematúria

A hematúria pode-se dividir segundo determinados parâmetros. Pode ser sintomática quando é um sintoma de uma doença ou assintomática quando a situação é a contrária. É classificável ainda como permanente ou transitória, consoante o tempo em que decorre e ainda como agregada ou não a outros elementos.

Mas a divisão mais importante é entre hematúria macroscópica ou microscópica. A primeira caracteriza-se por uma perda, de sangue, tão grande, para a urina, que altera a cor desta. A coloração, da urina, torna-se, então, mais escura e com um tom avermelhado ou um tom de vermelho bem vivo (devido grandes quantidade de sangue, o que ocorre em casos mais extremos). No entanto, se a sua urina tiver esta coloração, certifique-se da real presença de sangue, uma vez que, certos pigmentos, encontrados em determinados alimentos, podem alterar a coloração da sua urina, tornando-a avermelhada (beterraba, paprica, entre outros).

Já a hematúria microscópica só pode ser detetada numa análise de urina. Embora seja normal a perda, através da urina, de algumas células de sangue, quando ultrapassa o que se determinou como normal, estamos perante um caso de hematúria microscópica. Apesar disto, essa quantidade de sangue ainda não é a suficiente para que possa alterar a coloração do sangue.

Contudo o limite, entre o normal e um caso de hematúria, ainda não é bem estabelecido, variando consoante os profissionais, os laboratórios e ainda o doente.

Causas da Hematúria

A origem da hematúria pode ser diversificada, podendo ter uma causa inflamatória, imunológica, pós-infeciosa, tóxica ou traumática. Já o seu tratamento varia, consoante a causa e o profissional que acompanha o paciente.

Etiquetas: causas da hematúria, hematúria, tipos de hematúria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.