Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Abacate

  • Português
Imagem de Abacate (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem de Abacate (Autor: Imagem em domínio público)

O abacate é um fruto proveniente do abacateiro, árvore que pertence à família Laureáceae. Esta espécie é originária da América do Sul e do México, embora, atualmente seja cultivada em variadas regiões tropicais como a Ilha da Madeira e a Ilha das Canárias.

Trinta por cento da composição das suas sementes, são gorduras que, após extraídas num processo industrial, servem de matéria-prima para produtos de cosmética. Por outro lado, o abacate tem uma grande porção de açúcares, proteínas e vitaminas, destacando-se a vitamina A (é dos frutos com teores mais elevados, desta vitamina).

Para além disto, entram ainda, na sua constituição, porções uteis de magnésio e ferro. Normalmente é consumido como sobremesa, em saladas, batidos (com açúcar e leite), ou com limão e açúcar, sobretudo no Brasil e Moçambique. O abacate tem elevado valor calórico, sendo que, apenas uma fatia de, aproximadamente, 100 gramas contêm, uma média de 160 calorias, colocando-se em equivalência com um pão francês.

Benefícios do Abacate

Embora o abacate seja conhecido pelo seu elevado valor calórico, devido às grandes quantidades de gordura presente neste fruto, o abacate é benéfico para a saúde humana. Uma grande parte, destas gorduras, são monoinsaturadas. Estas têm propriedades que permitem a redução de triglicerídeos e colesterol e ainda auxiliam o tratamento e prevenção de doenças a nível cardiovascular.

Por outro lado, a presença, no abacate de vitamina E e A, também é benéfica, uma vez que estes têm propriedades antioxidantes, protegendo as células. Embora pareça um contrassenso o abacate é aconselhado a quem pretenda perder peso: graças à grande quantidade de fibras também presentes neste fruto, que ajudam a manter a sensação de saciedade e auxiliam o intestino no seu bom funcionamento.

No entanto, é necessário cuidado na quantidade que ingerimos. Não coma o fruto todo apenas de uma vez. Deve comer apenas uma pequena fatia e guardar o restante, no frigorífico, para que possa repetir este ato, noutros dias. No intuito de retardar o processo de oxidação, pode retirar-lhe o caroço, antes de o guardar. Para manter todas as suas características nutricionais, deve comer o abacate no seu estado puro e não em batidos e afins.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: abacate, abacates, benefícios do abacate

Leave a Reply

Your email address will not be published.