Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Pera

A pera é um fruto sobejamente conhecido de todos e que se encontra em quase todas as mesas. A pereira, que lhe dá origem, é uma árvore da família das Rosaceae e pertencente ao género Pyrus.

É frequentemente encontrada nas regiões temperadas fazendo parte da cozinha tradicional e da economia dos países de muitas zonas do planeta.

Este é um fruto bastante nutritivo e em geral com um sabor muito adocicado. Apresenta-se com a casca fina cuja coloração pode variar entre o amarelo e o verde. Existem também algumas espécies de cor vermelha, mas muito mais raras. O seu interior consiste numa polpa macia, dura e com uns pequenos grânulos.

Como Consumir a Pera

É consumida como fruta fresca ou em conjunto com outras frutas na tão bem conhecida salada de fruta. Pode também ser usada para fazer sobremesas como é o caso de compotas, doces, cremes para recheios de bolos e gelados.

Imagem de Pera (Autor: Keith Weller)

Imagem de Pera (Autor: Keith Weller)

É também muito apreciada como acompanhante de queijos que têm que ser picantes e com um sabor bastante forte.

Valor Nutricional da Pera

O sódio, o potássio, o ferro, o cálcio e o magnésio são sais minerais que fazem parte da composição das pêras. Também podem ser encontradas grandes quantidades de vitaminas do tipo A, C, B1, B2 e B3 ou niacina. Estas vitaminas pertencentes ao complexo da vitamina B têm como missão a regulação do sistema nervoso, do sistema digestivo, fortalecendo ao mesmo tempo o músculo do coração. Alguns problemas de pele, bem como a queda de cabelo podem também ser beneficiados pela ingestão destas vitaminas.

Rica em fibras alimentares vai dar uma ajuda na regulação do trabalho dos intestinos. A pêra apresenta em cada cem gramas apenas cinquenta e duas calorias o que faz dela um bom aliado nas dietas de emagrecimento.

De fácil digestão é a fruta ideal para quem sofre de problemas gástricos. Ajuda também na formação dos ossos, dos dentes e dos elementos constituintes do sangue.

Benefícios da Pera

Segundo estudos realizados sobre as propriedades da pêra sabe-se que esta é bastante eficaz na prevenção do cancro do cólon, da bexiga, da próstata e do endométrio. Ajuda também na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes.

Os valores tensionais são também normalizados com o seu consumo graças à sua ação diurética. As dietas de emagrecimento têm obrigatoriamente a pêra nelas incluídas visto que purifica todo o organismo.

Avalia este conteúdo
3.575/5 (4 votos)
Etiquetas: benefícios da pera, coração, dieta, pêra, pêras, propriedades da pera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.