Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Vale a Pena Fazer Aeróbicos em Jejum?

Muitas pessoas questionam-se, vale a pena fazer aeróbicos em jejum? Será que teremos maior rendimento ou conseguimos emagrecer mais rapidamente? Hoje, neste artigo, nós vamos desvendar este mistério.

[-] Índice de conteúdos

O Que São Exercícios Aeróbicos?

Vale a pena fazer aeróbicos em jejum? (Autor: Zé Gomes)

Vale a pena fazer aeróbicos em jejum? (Autor: Zé Gomes)

Os exercícios aeróbicos consistem em atividades em que utilizamos oxigénio durante o processo de captação de energia a partir dos músculos. Os exercícios aeróbicos mais comuns são nadar, correr, pedalar e todos aqueles exercícios que envolvem vários grupos musculares de forma rítmica.

Durante os exercícios aeróbicos, as nossas células musculares consomem maior quantidade de oxigénio para produzir energia, ou seja, durante os mesmos nós trabalhamos com maior intensidade em menos tempo. Mas será que vale a pena fazer aeróbicos em jejum?

Descubra a Verdade dos Exercícios Aeróbicos

Na prática de qualquer atividade física, nós acabamos por queimar apenas carboidratos inicialmente, isto é, glicogénio muscular. Os depósitos de gordura variam consoante a intensidade do exercício, a sua duração, a sua continuidade, bem como a quantidade de consumo de oxigénio. Caso tenhamos reservas de glicogénio prontas para serem utilizadas pelo organismo quando formos praticar alguma atividade, não existe qualquer problema. No entanto, a prática de uma atividade aeróbica em jejum obriga o nosso corpo a usar a gordura como fonte primária da nossa energia.

Vários estudos revelam que a os exercícios aeróbicos em jejum ajudam a queimar gordura sem perder praticamente nenhuma massa muscular. Portanto, se o seu objetivo é perder peso em menor tempo possível, então o exercício aeróbico em jejum é mais eficaz. Isso ocorre pela maior oxigenação de gordura e a menor quantidade de glicogénio muscular reservado.

Será Saudável Praticar Exercícios Aeróbicos em Jejum?

Quando uma pessoa assume o risco de perder o tempo numa menor duração através deste método, nós não devemos abusar na sua intensidade, duração ou mesmo continuidade do mesmo. Isso poderá danificar a sua saúde.

A prática de exercícios aeróbicos em jejum é uma técnica muito simples que, tanto ajuda a perder peso como a alcançar maiores rendimentos de uma forma saudável. Essa prática não permite realizar o metabolismo das fontes de energia durante a sua realização. Contudo, após o seu término, o metabolismo aumenta e demora um certo tempo para voltar ao estado “normal”. Desta forma, o seu corpo continua a queimar energia mesmo quando já parou a sua realização.

Outra consideração que você deve estar atento é que quando fica durante um longo período sem se alimentar, então a “próxima” refeição será armazenada em forma de gordura e nunca é efetuado o metabolismo. Essa parte não será tão boa e é fortemente desaconselhada pelo nutricionista. Afinal, você nunca ouviu que se deve alimentar mais vezes por dia em menores porções?

Avalie bem para que finalidade fará os exercícios aeróbicos em jejum e tome a decisão mais adequada ao seu organismo. Aconselhamos que consulte um médico antes de avançar!

Avalia este conteúdo
3.3/5 (5 votos)
Etiquetas: aeróbicos, exercícios aeróbicos, jejum, massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.