Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Varizes

Você passa horas seguidas, de pé ou sentada, praticamente todos os dias? Tem problemas de obesidade? Leva uma vida sedentária? Esteve grávida ou fez algum tratamento hormonal? Então, é provável que tenha, ou venha a desenvolver varizes.

As varizes resultam das dificuldades do nosso aparelho circulatório fazer com que o sangue que se encontra nos membros inferiores seja bombeado de volta ao coração. Na maioria dos casos, os problemas de varizes são de origem genética, resultando de uma patologia de influência genética.

[-] Índice de conteúdos

O Que São as Varizes?

As varizes são malformações nas veias que as fazem ficar com um aspecto mais dilatado, sendo muitas vezes visíveis, com um aspeto saliente e arrochado. Costumam aparecer principalmente nos membros inferiores, podendo provocar alguma dor, além de outros problemas de saúde. Existem três tipos principais de varizes:

  • Reticulares;
  • Tronuolares;
  • Telangiectasias.

As varizes reticulares são varizes de média dimensão e costumam provocar formigueiros, cansaço, inchaço, cãibras e dores nas pernas, bem como eczemas, manchas escuras e dermatites.

As varizes resultam das dificuldades do nosso aparelho circulatório fazer com que o sangue que se encontra nos membros inferiores seja bombeado de volta ao coração (Autor: Nini00)

As varizes resultam das dificuldades do nosso aparelho circulatório fazer com que o sangue que se encontra nos membros inferiores seja bombeado de volta ao coração (Autor: Nini00)

As varizes tronuolares são as de tamanho superior e também as mais grossas, que costumam causar úlceras, flebites superficiais e atrofia da pele. Nos casos de maior gravidade, este tipo de varizes pode até mesmo causar embolismos pulmonares e tromboses venosas profundas.

As varizes telangiectasias, também conhecidas como derrames, são formações pequenas e avermelhadas, cujo aspeto é apenas superficial. Inicialmente, este tipo de varizes apenas constitui um problema genético, podendo também resultar numa sensação de pernas cansadas. Ainda assim, se estas não forem tratadas atempadamente, poderão evoluir para outros tipos de varizes mais graves.

Formação das Varizes

Quando as veias dos membros inferiores se dilatam, perdem a sua capacidade de fazer chegar o sangue ao coração de forma adequada.

Assim, a partir do momento em que existe uma falha das válvulas que fazem o controlo da subida do sangue até ao coração, essas veias doentes começam a transformar-se em reservatórios onde o sangue é acumulado, de modo que se tornam cada vez mais volumosas e, consequentemente, mais visíveis.

 

 

Avalia este conteúdo
3.675/5 (3 votos)
Etiquetas: coração, formação das varizes, o que são as varizes, obesidade, varizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.