Azia

  • Português

[-] Índice de conteúdos

Azia – uma sensação de ardor no esófago

Azia, sensação de ardor ou pirose são os três nomes possíveis para definir a mesma situação. Este sintoma tem geralmente o seu início na parte posterior ao esterno (osso que protege a cavidade pulmonar e que se encontra ligado às costelas) progredindo até à laringe e à faringe.

É acompanhado de eructação ou arrotos com acidez e um aumento da salivação bem notado pelas pessoas. Também pode em alguns casos estar presente uma dor no peito com irradiação para o pescoço e garganta. Muitas vezes é esta dor que assusta e que leva as pessoas a procurarem um médico.

Esta acidez tem como causa a presença do ácido gástrico e em casos mais graves da bílis fora do estomago. A azia não é uma doença, mas sim um sintoma de uma outra doença existente como é o caso do refluxo gastroesofágico, de processos irritativos ou inflamatórios do esófago entre outras.

Causas e Tratamento da Azia

A causa mais frequente desta situação é uma alimentação incorreta como a ingestão de comida excessivamente temperada e gorda.

O leite e seus derivados podem também uma das causas, uma vez que algumas pessoas são intolerantes a estes alimentos e não têm conhecimento disso. As bebidas com cafeina e as bebidas energéticas podem também dar o seu contributo.

Azia, sensação de ardor ou pirose são os três nomes possíveis para definir a mesma situação. Este sintoma tem geralmente o seu início na parte posterior ao esterno (Autor: TipsTime @ Flickr)

Azia, sensação de ardor ou pirose são os três nomes possíveis para definir a mesma situação. Este sintoma tem geralmente o seu início na parte posterior ao esterno (Autor: TipsTime @ Flickr)

Nestes casos o melhor tratamento será corrigir a alimentação e fazer alguns exames para determinar a intolerância alimentar. As refeições devem também ser feitas a horários regulares com intervalos certos entre elas. Se estas medidas não resultarem o melhor é procurar a ajuda de um médico para determinar a causa correta e o tratamento adequado.

Alguns Conselhos Para a Azia

Frequentemente se ouve nos meios de comunicação anúncios de medicamentos que prometem a solução para os problemas de azia como consequência de grandes almoçaradas ou jantaradas com amigos e familiares. No entanto, o melhor é não se automedicar com analgésicos, antiácidos e esses medicamentos publicitados pois sem querer pode estar a mascarar uma situação grave.

  • Não exagere nas quantidades de comida ingeridas e não vá para a cama se sentir azia.
  • Não agrave o seu problemas seguindo os conselhos dos vizinhos ou amigos.
  • Evite as bebidas com cafeina e gaseificadas.
  • Não comprima o estomago com cintos ou com más posturas.
  • Evite alimentos condimentados e não abuse dos alimentos ácidos.
  • Faça o jantar mais cedo e tenha uma vida com menos stress.
Etiquetas: azia, café, causas da azia, tratamento da azia

Leave a Reply

Your email address will not be published.