Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Coração

O coração, presente em anelídeos, moluscos, cordados e artrópodes, é um dos órgãos mais importantes, uma vez que bombeia sangue, rico em substâncias necessárias ao metabolismo celular, de modo a que circule por todo o corpo e que, consequentemente, banhe todas as células.

A sua estrutura, sabe-se que varia consoante as classes existentes no reino animal.

[-] Índice de conteúdos

Coração de Um Ser Humano

O coração tem dimensões idênticas à de um pulso e tem de massa num adulto, cerca de 250 a 350 gramas dependendo do sexo.

Este órgão encontra-se no espaço precedente à coluna vertebral e é envolvido por uma espécie de bolsa com uma parede dupla, de nome pericárdio.

O coração, presente em anelídeos, moluscos, cordados e artrópodes, é um dos órgãos mais importantes, uma vez que bombeia sangue (Autor: Alvin Trusty)

O coração, presente em anelídeos, moluscos, cordados e artrópodes, é um dos órgãos mais importantes, uma vez que bombeia sangue (Autor: Alvin Trusty)

A citada bolsa tem como função proteger o órgão principal, segurar as estruturas corporais que o circundam e garantir que não se dá uma paragem dos fluidos circulantes no coração.

A parte mais exterior é constituída por 3 camadas. A que se encontra mais exteriormente tem o nome de epicárdio ou pericárdio visceral, já que esta camada também tem a função da parede mais interior do pericárdio. Já a segunda camada, localizada entre as outras duas, tem o nome miocárdio, sendo que na sua composição é o músculo cardíaco que se pode contrair. Já a camada mais interna designa-se por endocárdio e está em contacto direto com o sangue. Por outro lado, esta última camada também pertence ao revestimento interno dos vasos que transportam o sangue, vasos esses que absorvem e cobrem as válvulas cardíacas.

Este órgão, com extrema importância para a sobrevivência do homem, contêm quatro cavidades, denominadas aurículas e ventrículos, sendo ambos em número par. As primeiras têm a função de receber o sangue, enquanto que, os ventrículos têm a função de fazer a descarga o mesmo.

Este processo de bombeamento de sangue para todo o corpo, ocorre em cerca de 45 segundos, sendo que este órgão, bate, por dia, aproximadamente 109.440 vezes, podendo chegar às 110.880 vezes.

Avalia este conteúdo
3.75/5 (5 votos)
Etiquetas: coração, coração de um ser humano, coração humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.